Santa Casa segue recebendo pacientes apesar da superlotação e analisa restrição nos serviços

Publicado em

Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on whatsapp
WhatsApp
Share on linkedin
LinkedIn
Share on pinterest
Pinterest

O maior hospital de Mato Grosso do Sul analisa a possibilidade de uma restrição total de serviços, em meio a superlotação de pacientes. A assessoria da unidade afirma que a situação se agrava a cada hora, com a chegada de novos pacientes que estão pelos corredores, dentro de centro cirúrgico e por vezes, sem atendimento adequado.

A Santa Casa afirma que solicitou apoio da Sesau (Secretaria municipal de saúde) e demais autoridades há uma semana, pedindo para desviar o fluxo de pacientes. Além disso, afirma que está acelerando as altas para não entrar em ponto de colapso.

Segundo o Diretor Técnico. Dr William Leite Lemos: “Seguimos com situação crítica, pior que pela manhã. Estamos com pacientes pelos corredores dos andares, dentro do Centro Cirúrgico, aos montes no Pronto-socorro, sem postos de atendimento com ventilação mecânica disponível. Ainda aguardamos a chegada de 5 pacientes para vermelha (já estão em 20), sendo 1 intubado. Se esse intubado chegar, ficará em ventilação manual no corredor.”

Hospital lotado de pacientes

Nesta terça-feira (30), o número de pacientes no Pronto-Socorro da Santa Casa somava 70 pessoas de manhã e a tarde chegou a 75. Sendo 56 na Unidade de Decisão Clínica – Não Crítica (Área Verde), com 29 internados e 27 em observação.

Na Unidade Decisão Clínica Crítica (Área Vermelha) são 19 pacientes, sendo 16 internados (com 6 intubados).

Superlotação há dois meses na Santa Casa

Desde o dia 3 de abril deste ano, a Santa Casa aponta dificuldades para atender a alta demanda e solicita apoio do poder público para desafogar os atendimentos. Na época, o hospital chegou a fechar as portas para novos pacientes.

A Santa Casa de Campo Grande comunicou a Secretaria Municipal de Saúde, o Conselho Regional de Medicina e o Ministério Público Estadual que não iria receber novos pacientes a partir do dia 3 de abril. A decisão foi tomada, segundo o hospital, em razão da superlotação da unidade em situação classificada como “extremamente crítica”.

Mais Artigos

jovem foi presa vendendo droga no sutiã

Flagrada com porções de cocaína escondidas no sutiã, no Centro de Campo Grande, uma jovem de 18 anos confessou que vendia a droga e que usava o dinheiro