Prefeito de Corumbá defende agilidade no processo de relicitação da Malha Oeste

Publicado em

Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on whatsapp
WhatsApp
Share on linkedin
LinkedIn
Share on pinterest
Pinterest

Presente na audiência pública que debateu a concessão da Malha Oeste, o prefeito Marcelo Iunes cobrou mais agilidade no processo de relicitação do trecho que liga Corumbá até Mairinque, em São Paulo.

“Precisamos, o mais rápido possível, desenrolar esse processo que estava marcada para dois anos atrás. Precisamos colocar em prática esse processo para que Corumbá deixe de ser o início ou o fim da linha ferroviária para tornar-se o meio da rota bioceânica”, defendeu o chefe do Executivo municipal.

“Temos condições de exportar até 15 milhões de toneladas de minério de ferro e estamos exportando só 4 milhões. Isso ajudaria a gerar mais empregos e renda no município e fortaleceria também o comércio interno”, complementou o prefeito, lembrando que a ferrovia também tiraria boa parte do tráfego pesado da BR-262.

“Hoje algumas siderurgias do sudeste, do Rio de Janeiro e de Minas Gerais, estão comprando minério de Corumbá e esse material está indo pela BR-262. Com a ferrovia funcionando esse volume poderia ser ainda maior e ajudaria o Estado, na arrecadação do ICMS”, pontuou Marcelo Iunes.

O prefeito de Corumbá ainda concordou com o secretário estadual Jaime Verruck (Meio Ambiente, Desenvolvimento, Ciência, Tecnologia e Inovação), de que a Malha Oeste seria também a redenção da BR-262. “Hoje mesmo tivemos um acidente grave, com dois óbitos, próximo à ponte do Rio Paraguai. Além de danificar a estrada e deixá-la mais perigosa, o tráfego intenso também provoca a morte de animais”, completou Iunes.

O secretário de Governo, Luiz Antônio da Silva, também participou da audiência, realizada pela ANTT (Agência Nacional de Transportes Terrestres) em Campo Grande, e destacou a importância do ativo para todo o Mato Grosso do Sul. Na avaliação do secretário municipal, o Município e o Estado deixam de arrecadar e de gerar mais frentes de trabalho sem a ferrovia.

Avaliação

Para o secretário de Desenvolvimento Econômico e Sustentável de Corumbá, Cássio Augusto da Costa Marques, a audiência foi positiva. “Foi apresentado o estudo de viabilidade comprovando que existe carga para ser transportada pela Malha Oeste, desde Corumbá até São Paulo”, pontuou.

“Foram questionados alguns pontos, como a mudança das bitolas e alguns equipamentos, como a ponte que corta o rio Paraguai, se estavam devidamente contemplados no estudo de engenharia. Mas o resumo é que foram acolhidas varias sugestões que serão levadas para a ANTT e vão nos dar a resposta”, prosseguiu Cássio, que ainda levantou um tema importante para a região:

“Nossa preocupação foi principalmente sobre a mudança da bitola de 1 metro para 1,6 metro, que traz uma inviabilidade com a conexão com as ferrovias boliviana, argentina e chilena. Aquilo que a gente procura, que é a conexão com o Pacífico através das ferrovias, fica comprometida com essa mudança estrutural da linha. Isso foi reforçado por outras pessoas, principalmente operadores que atuaram com transporte nessa malha e não há, em nossa entendimento, uma grande justificativa técnica para que isso ocorra”, concluiu.  

Galeria de I

Mais Artigos