Papa Francisco corta regalias e cardeais terão que pagar aluguel

Publicado em

Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on whatsapp
WhatsApp
Share on linkedin
LinkedIn
Share on pinterest
Pinterest

Encerrando de vez vantagens imobiliárias para autoridades da Igreja Católica, o papa Francisco decidiu acabar com o aluguel gratuito para bispo e cardeais, informaram as agências de notícias Reuters e

Vatican News nesta quarta-feira, 1. Segundo o pontífice, as autoridades também deveriam contribuir para a redução dos custos. 

O Vaticano possui uma extensa quantidade de imóveis dentro e fora do Vaticano

Maximino Caballero Ledo. O comunicado chamado de “rescriptum ex audientia” foi colocado no pátio central do Vaticano sem nenhum alarde, disse um funcionário do Vaticano à Reuters na terça-feira, 28. 

Até o momento, os cardeais que moram em apartamentos pertencentes ao Vaticano viviam sem pagar aluguel. Eles eram cobrados apenas por seus serviços públicos e despesas pessoais e alguns dos cardeais
estão aposentados e recebem pensões. 

Atualmente, apenas bispos e outros administradores do Vaticano pagam os aluguéis subsidiados. Agora as novas regras se aplicam para os cargos de gerenciamento
sênior do clero e leigos, como presidentes e funcionários de segundo e terceiro escalão nos departamentos da instituição religiosa.

Não havia nenhuma indicação na nota de que os funcionários de nível inferior do Vaticano, a maioria dos quais são leigos, teriam seus benefícios cortados, já que a maioria paga aluguéis abaixo do preço de mercado em apartamentos no Vaticano e em Roma. 

O comunicado escrito por Caballero Ledo diz que o papa decidiu que os funcionários devem “fazer um sacrifício extraordinário” para aumentar os fluxos de renda, garantindo que grandes parcelas da renda sejam destinadas à missões da Igreja.

De acordo com ele, o papa revogou todos os subsídios anteriores e que os apartamentos do próprio Vaticano devem ser alugados para altos funcionários com as mesmas taxas que se aplicam aos locatários sem conexão com o Vaticano.

À Reuters, dois importantes prelados do Vaticano falaram sob condição de anonimato que estavam intrigados com as novas regras, especificamente porque muitos bispos e padres recebem salários mais baixos do que colegas que trabalham em outros países. 

Em 2021, Francisco ordenou aos cardeais que fizessem um corte salarial de 10%. O salário de outros clérigos que trabalhavam no Vaticano foi reduzido para que os funcionários pudessem ser pagos,já que a pandemia de coronavírus atingiu a receita da Santa Sé. 

Mais Artigos