Dúvidas sobre IPVA atrasado podem ser tiradas nos sites da Sefaz ou PGE

Publicado em

Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on whatsapp
WhatsApp
Share on linkedin
LinkedIn
Share on pinterest
Pinterest

Se você perdeu ou prazo para o pagamento a vista do IPVA 2023 ou optou pelo parcelamento e também perdeu o prazo para a quitação da primeira parcela, saiba que é possível consultar seus débitos nos sites da Sefaz e da PGE.

O Chefe da Unidade de Fiscalização do IPVA, fiscal tributário Paulo Sérgio Monteiro Ferreira explica que deverão ser realizadas as duas consultas.

Paulo Sérgio reforça quais são as consequências de ter o IPVA em atraso.

O valor do IPVA é calculado sobre os preços médios de mercado do automóvel usado (valor venal), multiplicado por sua alíquota. O valor de mercado é avaliado pela tabela da FIPE, contratada para apurar a base de cálculo do imposto. Para veículos novos, a base de cálculo é o valor total descrito na Nota Fiscal de aquisição.

Segundo o fiscal tributário a multa é cobrada multiplicando o percentual de 0,33% – por dia de atraso, sobre o valor devido, até o máximo de 10%. Porém, é possível negociar a dívida.

Débitos de exercícios anteriores não inscritos em dívida ativa, são passíveis de parcelamento em até 10 vezes. Tal parcelamento pode ser realizado somente por meio do site da Sefaz-MS. Se estiver inscrito em dívida ativa também poderá ser parcelado junto a PGE-MS; porém as regras de parcelamento são próprias da Procuradoria.

As opções de pagamento para o cidadão que quiser pagar o IPVA atrasado são muitas.

Paulo Sérgio Monteiro também explica que existem alguns veículos que são isentos do pagamento. E que todas as informações estão disponíveis no portal meu detran.

Vale lembrar que o governador Eduardo Riedel (PSDB) manteve as condições especiais do IPVA para os contribuintes sul-mato-grossenses para 2023. A alíquota do tributo para automóveis se mantém em 3% – o que significa uma redução de 40%, assim como os tradicionais 15% de desconto para pagamento à vista.

Para pagar o IPVA atrasado é necessário somente o número da placa e o Renavam, que se encontram no documento do veículo, o CRLV (Certificado de Registro de Licenciamento de Veículo).

Governo MS

Mais Artigos