o caso do estupro coletivo de menina jogada de paredão expôs vulnerabilidade em aldeias

Publicado em

Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on whatsapp
WhatsApp
Share on linkedin
LinkedIn
Share on pinterest
Pinterest

Há um ano, em agosto de 2021, um crime bárbaro de estupro coleletivo contra uma criança de 11 anoschocou os moradores de Dourados, a 225 quilômetros da Capital, e expôs a vulnerabilidade de crianças das aldeias da região. O corpo de Raíssa da Silva Cabreira foi encontrado no dia 9 de agosto de 2021, após ser jogado de um paredão de aproximadamente 20 metros, entre as aldeias Bororó e Jaguapiru.

O tio de Raíssa, Elinho Arévalo, de 33 anos, chegou a ser preso pelo crime e transferido para a PED (Penitenciária Estadual de Dourados), mas foi encontrado morto no dia 12 do mesmo mês. Entre a descoberta do crime e a conclusão do inquérito policial, passou-se menos de um mês.três adolescentes foram apreendidos além do tio da Raíssa, e um jovem de 20 anos, identificado como Lucas Pinosa. O processo tramita em sigilo por envolver adolescentes e tratar-se de estupro de vulnerável. O julgamento dos autores ainda não foi realizado.

o crime

À época, aldeia em que Raíssa morava, e o barraco onde ela se abrigava. No local, não há camas, nem rede, nem móveis e nem comida. Em um ‘fogão’ improvisado, que são tijolos ajeitados ao lado de fora da tenda, panelas vazias fazem figuração. A população já passa de 20 mil habitantes e sofre com falta de moradia e de perspectiva de vida. “Faz tempo que estamos vivendo um em cima do outro. Tem barraco que abriga até 15 pessoas e isso é desumano. Nem bicho vive assim”, diz o capitão da Aldeia, Bororó, cenário do crime que chocou a população de Dourados, Gaudêncio Benitez, de 41 anos.

Líder da Aldeia Jaguapiru, vizinha, o capitão Isael Morales, também conhecido como Neco, ressalta que alguma coisa precisa ser feita para diminuir o sofrimento nas aldeias, provocado principalmente pela omissão e pelo descaso das autoridades. “Temos que unir as nossas forças e continuar lutando, mas é uma batalha muito dura porque toda essa realidade de consumo de álcool vem de berço e passa de pai para filho”.
Sem esconder o contexto vulnerável em que estão inseridos, com carência de alimentos e até de água potável, tanto Gaudêncio quanto Neco, são categóricos em afirmar que continuarão lutando para conseguir dias melhores nas aldeias e que a luz no fim do túnel está na educação, que, segundo eles, passa pelo poder público.

“Precisamos sim de comida e de água para matar a nossa fome e a nossa sede, mas também necessitamos de projetos para fortalecer as nossas famílias e impedir que as nossas crianças tenham contato com todos esses males que destroem a nossa comunidade, como o álcool e as drogas”, aconselha Neco.

A menina morava com o tio na aldeia Bororó e na noite do dia 08 foi arrastada pelos adolescente que ao perceber que Raíssa não estava em casa, Elinho, que já havia estuprado a menina diversas vezes, foi procurar a criança.

Dois dos três adolescentes teriam levado a menina à força da casa. “Ao que se sabe ela estava gritando e pedindo ajuda. O tio chegou ao local quando tudo já estava ocorrendo”, afirmou na época o delegado Erasmo Cubas. Além do tio e dos adolescentes, Leandro também estava no local.

O tio, que já abusava da menina desde os 5 anos, flagrou o momento em que os quatro acusados do crime estupravam a menina. Ele acabou participando da sessão de estupro coletivo contra a sobrinha.

Ainda de acordo com o delegado, os acusados embebedaram a criança para continuarem os abusos. Quando ela recobrou a consciência e tentou se desvencilhar dos autores, foi arrastada para a beirada da pedreira e jogada do penhasco de 20 metros. Ela ainda teve os braços quebrados quando tentava se defender.

O corpo de Raíssa só foi encontrado na manhã do dia seguinte.Os envllvidos foram levados para a Delegacia  e Elinho chegou a alegar que estava bêbado. O corpo da menina, indígena da etnia Kaiowá, foi encontrado dilacerado com a queda entre as aldeias Bororó e Jaguapiru.

Mais Artigos