Com Programa de Desenvolvimento Integrado, Corumbá conquista 2º lugar no Prêmio SAIN-ABDE

Publicado em

Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on whatsapp
WhatsApp
Share on linkedin
LinkedIn
Share on pinterest
Pinterest

O Programa de Desenvolvimento Integrado de Corumbá (PDI) conquistou a segunda colocação do Prêmio SAIN-ABDE de Melhores Práticas em Captação Internacional no Grupo 3 (Governos Municipais).

A iniciativa conjunta entre a Associação Brasileira de Desenvolvimento (ABDE) e a Secretaria de Assuntos Econômicos Internacionais (SAIN) do Ministério da Economia tem como objetivo premiar projetos de excelência em captação de recursos junto às Instituições Financeiras Internacionais (IFIs).

A iniciativa busca ainda constituir um conjunto de melhores práticas, para servir como referência para atores públicos e privados interessados. O Prêmio SAIN-ABDE também tem o objetivo de contribuir para o aprimoramento das estratégias de captação de recursos oficiais internacionais por entidades nacionais, em prol da reunião de esforços pelo desenvolvimento sustentável brasileiro.

“É uma grande satisfação, uma grande alegria, recebermos esse reconhecimento nacional pelo trabalho desenvolvido aqui em nossa cidade”, afirmou o prefeito Marcelo Iunes, que destacou a adequação feita no projeto inicial que permitiu atender muito mais regiões da cidade, e consequentemente muito mais famílias.

“Com o Fonplata, estamos levando infraestrutura urbana de qualidade para praticamente toda a cidade, seja com obras drenagem, com asfalto e até com lajotamento de vias menos pavimentadas. E foi esse trabalho, essa inclusão de toda sociedade, que refletiu nessa importante premiação”, completou o prefeito de Corumbá.

Confira a premiação completa aqui.

Fonplata

O Fonplata é um Banco de Desenvolvimento multilateral composto por cinco países: Brasil, Argentina, Bolívia, Paraguai e Uruguai. Seu propósito é financiar projetos de pequeno e médio porte em valores médios de U$ 50 milhões, especialmente nas áreas urbanas vulneráveis, zonas rurais e regiões fronteiriças para impulsionar a integração entre países ou entre regiões de um mesmo país.

Corumbá vai receber um total de 40 milhões de dólares do financiamento disponibilizado pelo Banco de Desenvolvimento. Outros US$ 40 milhões, como contrapartida estabelecida pela parceria do Município e do Governo do Estado. Com o empréstimo, será possível o financiamento de soluções para demandas urgentes associadas a deficiências de infraestrutura urbana e socioambiental.

** Ações do Fonplata em Corumbá serviram de modelo para União Europeia e Banco Europeu de Investimentos (Foto: Renê Marcio

Mais Artigos