Projeto da Prefeitura quer oportunizar ensino médio profissionalizante para alunos da REME

Publicado em

Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on whatsapp
WhatsApp
Share on linkedin
LinkedIn
Share on pinterest
Pinterest

O prefeito Marcelo Iunes, acompanhado pela secretária Municipal de Assistência Social e Cidadania Amanda Iunes, visitou as instalações do Senai na manhã desta segunda-feira, 17 de janeiro. A Prefeitura de Corumbá estuda um modelo de parceria, com a instituição de ensino profissionalizante ligada à indústria, para que alunos egressos da Rede Municipal de Ensino (REME) possam cursar o ensino médio técnico no Senai.

“Foi um projeto que apresentamos à secretária Amanda Iunes, com a finalidade de permitir que alunos da nossa Rede Municipal de Ensino, ao concluírem o Ensino Fundamental, possam ingressar em um curso de nível médio integral. Um curso técnico para que saiam com o Ensino Médio concluído e profissionalizados em um curso do Senai”, explicou o prefeito Marcelo Iunes. Inicialmente, a proposta vai beneficiar 100 alunos por ano.

“Vamos oferecer seis itinerários técnicos para escolha dos alunos. Serão cursos de Biotecnologia, Mecatrônica, Energias Renováveis, Mineração, Programação de Jogos Digitais e Informática para Internet”, antecipou Amanda Iunes, secretária de Assistência Social e Cidadania.

Amanda informou que além dos cursos técnicos profissionalizantes, o projeto também vai incentivar a prática esportiva. “O aluno vai escolher a prática de uma dessas modalidades: natação, futebol e vôlei. Ele terá aulas duas vezes por semana para a prática de esporte. O projeto contempla três eixos, que são educação, curso técnico e esporte”, complementou.

Gerente do Sesi e Senai em Corumbá, Silvana Barros, destacou que a instituição está preparada para atender às escolhas curriculares que a Prefeitura solicitar. “Buscamos sempre parcerias, principalmente com a Prefeitura, para trazer qualificação aos nossos jovens que saem do ensino fundamental. Pensamos no futuro desses jovens. Nada melhor do que um curso técnico profissionalizante, concomitante com o ensino médio. Ele (o aluno) vai se formar em três anos no SESI, ensino médio e formar em um curso técnico escolhido. O curso que a Prefeitura escolher estamos prontos para atender”, disse.

“É uma iniciativa que quero parabenizar. Vejo que é uma preocupação do Município com o que está além da escola, que é a inserção no mercado de trabalho”, afirmou o coordenador técnico do Senai, Herlon Souza Sommerfeld.

Gerente de Políticas Públicas da Secretaria de Assistência Social, Hesley Sant’Ana, ressaltou que a iniciativa da Prefeitura vislumbra um futuro promissor para os alunos da REME de Corumbá. “É um olhar diferenciado do poder público para os nossos adolescentes e jovens da Rede Municipal de Ensino. A Prefeitura está oportunizando, a estes jovens estudantes, se qualificarem para o mercado de trabalho. Ele vai não apenas concluir seus estudos, no ensino médio, mas também se qualificar para o mercado de trabalho. Quando chegar aos 17, 18 anos ele não apenas terá encerrado esse ciclo do ensino médio, mas, também, estará qualificado para o mercado de trabalho”, completou.

Mais Artigos

Receita Federal destrói 105 toneladas de cigarros

Força-tarefa de destruição deve contribuir para liberar espaço físico nos depósitos da Receita dos dois estados. Ao todo, 75 milhões do produto ilícito foram destruídos. A Receita Federal