Prefeito reinaugura Matriz de Nossa Senhora da Candelária no dia 02 de fevereiro

Publicado em

Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on whatsapp
WhatsApp
Share on linkedin
LinkedIn
Share on pinterest
Pinterest

O prefeito Marcelo Iunes visitou na manhã desta quinta-feira, 06 de janeiro, as obras de restauração e recuperação da Igreja Matriz de Nossa Senhora da Candelária. O serviço está em fase final de execução. “Fico feliz por saber que o cronograma está certo e as obras estão correndo conforme programado. Nosso vice-prefeito, Dirceu Miguéis Pinto, comandou uma Força-Tarefa responsável pela conclusão dos serviços. Viemos aqui hoje para que o nosso novo secretário de Infraestrutura, Ricardo Ametlla, tomasse conhecimento do estágio da obra. Ficamos felizes por  ver que está bem adiantada e, de acordo com nosso planejamento, para entregarmos no dia 02 de fevereiro, que é o dia da padroeira de Corumbá, Nossa Senhora da Candelária, com uma grande festa”, afirmou Marcelo Iunes.

Acompanhado do vice-prefeito, Dirceu Miguéis Pinto, e também pelo secretário Ricardo Ametlla (Infraestrutura e Serviços Públicos), Iunes confirmou a reinauguração da Matriz para o dia 02 de fevereiro.  “O Dirceu já tinha nos comunicado que estava tudo bem adiantado. E, solicitamos da empreiteira a entrega, até 20 de janeiro, para que possamos fazer a parte da climatização da igreja com a instalação dos equipamentos de ar condicionado, além dos serviços de finalização. Aproveito para convidar a população para a reinauguração da nossa igreja Matriz no dia 02 de fevereiro, dia da nossa padroeira Nossa Senhora da Candelária, com uma grande quermesse aqui na frente”, disse o prefeito de Corumbá.

As obras de restauração e recuperação da Igreja Matriz de Nossa Senhora da Candelária são realizadas com recursos do PAC Cidades Históricas – Governo Federal – e contrapartidas da Prefeitura Municipal e do Governo do Estado. A Catedral será totalmente restaurada na parte externa, interna, revestimentos e cobertura do coro.

“Graças a essa parceria com o governador Reinaldo Azambuja, que nunca mediu esforços para ajudar Corumbá, conseguimos a conclusão da obra. É um recurso do PAC Cidades Históricas, mas ficaria muito apertado só com contrapartida da Prefeitura. Então, o Governo do Estado participou do processo e conseguimos os recursos da União com contrapartidas do Estado e do Município. Agradeço ao governador Reinaldo Azambuja e ao secretário de Estado de Infraestrutura Eduardo Riedel, pelo apoio nessa parte financeira”, destacou Marcelo Iunes.

Responsável pela Força-Tarefa que agilizou a conclusão das obras, o vice-prefeito Dirceu Miguéis Pinto destacou que a união da gestão municipal levou à conclusão das obras. “Foi uma união muito grande da administração Municipal, que, juntamente com o Governo do Estado, conseguiu avançar. No dia 20 de janeiro será entregue a parte das obras e aí serão feitas as adequações internas para que no dia 02 de fevereiro tenhamos a reabertura da nossa igreja Matriz. Quarenta e quatro anos atrás eu tive o prazer de casar aqui na Igreja Nossa Senhora da Candelária. É uma grande satisfação, como engenheiro, ter sido um dos coordenadores da conclusão dessa obra aqui”, ressaltou Dirceu.

“É um anseio antigo da administração e da população. Foi um processo que começou  em 2017 e desde lá nós viemos caminhando, trabalhando em cima de projetos, em cima de viabilização de recursos para reformar a igreja, na verdade a catedral da cidade. É muito significativo para a história do nosso município e do Estado. A Igreja de Nossa Senhora da Candelária é uma das igrejas mais antigas de Mato Grosso do Sul e Mato Grosso”, pontuou Ricardo Ametlla. Também acompanharam a visita o diretor-presidente da Fundação da Cultura e Patrimônio Histórico, Joilson Cruz, e o padre Júlio César Silva Mônaco, pároco da Catedral .

Mais Artigos

Saúde faz ação alusiva ao Setembro Amarelo

Nesta sexta, dia 09 de setembro, a Secretaria de Saúde realizará uma passeata seguido de uma ação na Praça da Independência para chamar a atenção da população para