Com trabalho em couro natural, corumbaense participa do projeto Oficinas Online de Artesania

Publicado em

Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on whatsapp
WhatsApp
Share on linkedin
LinkedIn
Share on pinterest
Pinterest

O artesão corumbaense Matias da Silva é um dos participantes das oficinas online do Edital Artesania, um projeto desenvolvido pelo Governo do Estado, por meio da Fundação de Cultura de Mato Grosso do Sul, em parceria com o Sebrae-MS e a TVE. A aula sobre “Rede de corda e couro natural” foi transmita para todo o Estado e também disponível no Youtube, no link https://www.youtube.com/watch?v=E52XGObOdlA

Nascido na fazenda São Roque, na região do Paiaguás, Matias da Silva também é professor de matemática e atua no período noturno na Rede Pública de Ensino. Durante o dia, ele expõe e comercializa seus produtos na Casa do Artesão, localizada na rua Dom Aquino, entre as ruas Tiradentes e Ladário.

Segundo colocado no Edital Artesania, ele aprendeu o ofício da selaria desde criança, porque na fazenda não havia opções de materiais para compra e a alternativa era produzir peças em couro ali mesmo. Matias detém o conhecimento de todo processo de curtimento do couro, que nas fazendas são feitos com cascas de árvores nativas, como por exemplo a Ximbuva e o jatobá.

Mas em ambiente urbano não é permitido realizar o curtimento, porque é necessário usar produtos químicos. A saída para confecção de montarias e acessórios é comprar o couro curtido (industrializado). Mas em algumas peças, ainda são usados o couro in natura.

Mais Artigos