Corumbá será primeira cidade do MS a receber ação Justiça Federal Itinerante

Publicado em

Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on whatsapp
WhatsApp
Share on linkedin
LinkedIn
Share on pinterest
Pinterest

Corumbá será a primeira cidade de Mato Grosso do Sul a receber a ação Justiça Federal Itinerante, marcada para acontecer entre os dias 16 e 20 de novembro na quadra da Escola Municipal Rural Monte Azul, no Assentamento Taquaral. Nesta quinta-feira, 30 de setembro, o prefeito Marcelo Iunes recebeu o juiz federal Ricardo Damasceno de Almeida, diretor do Foro da Seção Judiciária do Estado, e garantiu total apoio ao trabalho.

“Essa será uma ação muito importante para nossa população rural, que por conta da distância e da rotina do campo, muitas vezes tem dificuldade de vir até a área urbana para resolver suas questões. Agora eles terão a oportunidade de receber esse atendimento especializado bem perto de suas casas. E para fortalecer a iniciativa, a Prefeitura vai até disponibilizar o transporte dessas pessoas que precisarão do atendimento até a escola”, afirmou o prefeito Marcelo Iunes.

“Nós estaremos aqui, dos dias 16 a 20, atendendo as populações menos assistidas no que toca aos benefícios previdenciários e assistenciais. A Justiça Federal se fará presente na região do Tamarineiro e do Taquaral com um caminhão que foi todo adaptado pra fazer esse atendimento. Ele conta com sala de audiência, conta com toda a estrutura necessária para que, durante o desenvolvimento dessas atividades, os juízes, servidores, possam fazer com que chegue a essas pessoas o atendimento em relação aos benefícios previdenciários”, afirmou o juiz federal.

“A ideia é atender essas pessoas e dar um resultado a elas dentro de um prazo de seis meses, se o caso inclusive concedendo os benefícios e determinando ao INSS cumprimento”, complementou Ricardo Damasceno, que agradeceu o apoio do Executivo municipal. “Hoje nós conversamos com o prefeito da cidade e a ideia é que a Prefeitura faça o apoio por meio da logística necessária, como o transporte das pessoas, como a sessão do espaço público, que é uma escola pra que esteja sediado o caminhão e a estrutura da justiça para realizar essa ação social que será feita em novembro, do dia16 ao 20”.

A primeira-dama e secretária municipal de Assistência Social e Cidadania, Amanda Balancieri Iunes, a secretária-adjunta de Assistência, Mabel Sahib, e a secretária-adjunta de Educação, Maria do Carmo Provenzano de Arruda Brum, também participaram da reunião.

Ação

A implementação do Juizado Federal Itinerante tem o objetivo de levar a presença do Estado-Juiz em locais distantes dos fóruns e de difícil acesso aos jurisdicionados, estabelecendo o princípio da dignidade humana como um dos pilares do Estado Democrático de Direito. Serão atendidos moradores dos assentamentos Taquaral I e II e Tamarineiro I e II. Para atendimento, o munícipe precisa apresentar documentos pessoais, comprovante de residência e comprovantes ou provas do direito alegado, tais como: atestados, laudos, exames (em casos previdenciários e benefícios sociais). A ausência de documentos não vai impedir o atendimento.

Mais Artigos

Rapaz é morto com tiro no peito

Corpo foi encontrado na rua, ao lado de um carro. Amigo da vítima, que trabalhava com ele em açougue, também teria sido morto por empresário. Suspeito fugiu e