Sala de Acolhimento às mulheres vítimas de violência é inaugurada na Delegacia de Atendimento à Mulher – DAM

Publicado em

Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on whatsapp
WhatsApp
Share on linkedin
LinkedIn
Share on pinterest
Pinterest

A Prefeitura de Corumbá por meio da Secretaria Municipal de Assistência Social e Cidadania em parceria com a Delegacia de Atendimento à Mulher, inauguraram uma sala de acolhimento às mulheres vítimas de violência.

De acordo com a Secretaria de Assistência Social e Cidadania, Amanda Balancieri Iunes, havia a necessidade de se criar um ambiente mais acolhedor para as mulheres vítimas de violência que se utilizavam do atendimento da Delegacia de Atendimento à Mulher.

“Nós detectamos que algumas mulheres vítima de violência chegavam para ser atendidas acompanhada dos seus filhos. Diante desta situação vimos a necessidade de ter um local mais apropriado para que essas mulheres pudessem ser atendidas com mais humanidade e para que seus filhos pudessem ter um local para brincar enquanto a mãe prestaria sua queixa, com isso conversamos com a Delegada da Mulher Dr. Tatiana e o com o Delegado Regional Alex Peixoto e propusemos uma parceria, onde nós entraríamos com o material necessário para aparelhar o local e a DAM nos cederia o espaço. Após um ano de elaboração e implantação do projeto hoje estamos muito felizes por estar finalmente entregando a sala de acolhimento a mulher vítima de violência”, explicou Amada Balancieri Iunes.

Segundo a Coordenadora de Políticas Públicas para as Mulheres, Wânia Alecrim, essa iniciativa que a Secretaria de Assistência Social e Cidadania teve é na verdade uma forma de acesso a um serviço com mais dignidade e respeito, “pois quando falamos de uma acolhida, de um atendimento, ele tem que ser feito dessa forma com um espaço humanizado para que as mulheres vítimas de violência, que estão passando por um momento triste, fragilizadas e muitas vezes com marcas severas pelo corpo, possam ser atendidas de forma humanizada e não ficar mais expostas do que já foram”.

A delegada Tatiana Zyngier e Silva, titular da Delegacia de Atendimento à Mulher em Corumbá (DAM), vê a criação dessa sala como uma forma de melhor acolher essas vítimas.

“A maior parte das vítimas trazem consigo os seus filhos, e não tendo um lugar apropriado para deixa-los acabam ficando com os mesmos na hora da formalização da queixa e com isso dificulta a exposição da ocorrência. Agora com esse espaço para que seus filhos possam brincar, a vítima poderá relatar os fatos de maneira mais precisa, que ajudará na responsabilização do agressor”, explicou a delegada Tatiana.

A Delegacia de Atendimento à Mulher (DAM) foi implantada na cidade de Corumbá no ano de 2005.

Mais Artigos