Com duas categorias, Prefeitura divulga resultado do Concurso de Andores Juninos

Publicado em

Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on whatsapp
WhatsApp
Share on linkedin
LinkedIn
Share on pinterest
Pinterest

A Prefeitura de Corumbá, por meio da Fundação da Cultura e do Patrimônio Histórico, divulga o resultado final do Concurso de Andores de São João 2021. Neste ano, o evento foi totalmente online e dividido em duas categorias: Tradicional e Originalidade. Em ambas, a premiação do 5º ao 1º colocado vai de R$ 500 a R$ 1.000,00.

Na categoria Tradicional, o vencedor foi o andor Andor “Tradição e fé”, de Karla Helena Bastos dos Santos (Dona Epifânia), que somou 1.616 pontos. Em segundo ficou o “São João de fé, alegria, paz esaúde”, de Alisson Assunção Vieira da Cunha, com 1.388 pontos. Com 785, o “Festa de São João de volta às origens”, de Dilza Maria Franco, foi o terceiro.

Na quarta colocação ficou o andor “São João, rogai por nós”, de Tatiana Amorim, com 688 pontos, e na quinta o “São João milagroso”, de Denilce Fátima de Oliveira Rojas, que somou 647 pontos.

Andor “Tradição e fé”, de Karla Helena Bastos dos Santos (Dona Epifânia)

Já na categoria Pluralidade, o vencedor foi o andor “São João da Terra”, de Bianca Machado “Shá Onça”, com 1.614 pontos. Na segunda colocação ficou “Nhô Zamo”, de Catarina de Souza Nunes, com 780 pontos. Nilza Hellensberger, com o andor “A nossa vitória”, ficou a na terceira colocação com 739 pontos.

Com 732 pontos, o andor “São João, o maior casamenteiro da cidade”, de Mayara Luíza Silva Gonçalves, foi a quarta colocada e o andor “São João imuniza Corumbá”, de Elisangela Pinto de Oliveira, foi a quinta classificada com 718 pontos. Os primeiros cinco colocados de cada categoria devem comparecer à sede da Fundação da Cultura e do Patrimônio Histórico de Corumbá, no MUHPAN (entrada pela ladeira José Bonifácio) para uma premiação simbólica.

Andor “São João da Terra”, de Bianca Machado “Shá Onça”

Classificação

O Concurso de Andores de São João 2021 contou com a participação de 23 andores concorrentes, divididos nas duas categorias. A eleição dos cinco premiados de cada categoria contou com Votação Popular e, também, da análise e respectivos votos dos 10 membros da Comissão Avaliadora. Os dois processos de votação tiveram pesos iguais, portanto cada etapa equivaleu a 50% para o cômputo da nota final.

Foram registradas 2831 respostas ao formulário eletrônico de votação. Como havia a possibilidade de um mesmo eleitor votar em até três andores em cada categoria, a total de votos recebidos foi 3.399 (Categoria Tradicional) e 3.428 (Categoria Pluralidade).

Já os membros da Comissão Avaliadora receberam todas as informações constantes no Edital 004/2021 FCPH, bem como um formulário eletrônico de votação específico para o seu julgamento. Como material de base para avaliação, todos receberam as mesmas fotografias colocadas no site do Banho de São João 2021 e um vídeo curto de cada um dos andores concorrentes, para visualização melhor dos detalhes.

Além de votar, obrigatoriamente, em três andores de cada categoria, os membros da Comissão Avaliadora tinham a opção de tecer comentários no final de cada etapa do formulário. A comissão avaliadora foi composta por 10 membros:

Adelino Antônio da Silva Junior, Artista Plástico; Aguinaldo Tiburcio Soares, Jornalista da TV Morena Corumbá; André Vilela Pereira, Arquiteto e Urbanista, representante da Superintendência do Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional em Mato Grosso do Sul (IPHAN/MS); Carlos Augusto Espíndola, Professor e Gestor de Projetos da Fundação de Turismo do Pantanal e membro do Conselho Municipal de Política Cultural de Corumbá;

Cryseverlin Dias Pinheiro Santos, Professora de História do Instituto Federal de Mato Grosso do Sul, Campus de Corumbá; Douglas Alves da Silva, Historiador, servidor da Fundação de Cultura de Mato Grosso do Sul (FCMS); João Carlos de Souza, Doutor em História e Professor aposentado da Universidade Federal da Grande Dourados;

Lucia Monte Serrat Alves Bueno, Mestre em Arte Educação e coordenadora do Museu de Arte Contemporânea (MARCO) de Mato Grosso do Sul; Luciana Scanoni Gomes, Cientista Social e Pesquisadora do Banho de São João; e Márcia Raquel Rolon, Mestre em Estudos Fronteiriços, Educadora Social, e Diretora-Executiva do Instituto Moinho Cultural Sul-Americano.

Mais Artigos