“Novena de Lives” mostra tradição do Banho de São João e ajuda a diminuir saudade da festa

Publicado em

Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on whatsapp
WhatsApp
Share on linkedin
LinkedIn
Share on pinterest
Pinterest

Promovida pela Prefeitura, por meio da Fundação da Cultura e do Patrimônio Histórico, a “Novena de Lives” tem mostrado para o mundo toda a beleza, tradição e singularidade do Banho de São João de Corumbá, recentemente declarado pelo IPHAN como Patrimônio Imaterial do Brasil. Transmitida no canal da Fundação da Cultura no Youtube (https://www.youtube.com/channel/UCEv9abfOEPkGpBxf4IyJmwg), a atividade começou no dia 15 de junho e prossegue ao longo desta semana, sempre às 19 horas.

Nesta segunda-feira, 21, o tema será culinária. O professor e historiador Carlos Espíndola apresenta o preparo de uma legítima paçoca com carne seca, devidamente socada no pilão, como manda o costume local. Já a cozinheira Cida Oliveira vai mostrar, com detalhes, a receita do bolo de arroz, outro prato típico das festas juninas.

Na terça-feira, dia 22, o tema da “Novena de Lives” será São João, Patrimônio Cultural Imaterial do Brasil. O evento vai contar com a participação do professor doutor Álvaro Banducci (UFMS) e do mestre José Gilberto Rozisca, servidor da FCPHC. Um representante do IPHAN também vai colaborar com a discussão.

Já no dia 23 de junho, um vídeo com a história e os relatos de festeiros abre a programação, que excepcionalmente começa às 18 horas. Logo em seguida, começa o Circuito Musical Junino de Corumbá, com a apresentação de diversas bandas locais. Todos foram selecionados por meio de edital publicado pela Prefeitura.

“Em virtude do agravamento da situação pandêmica no mundo, inclusive no Brasil e em Corumbá, não pudemos promover nada que propague aglomeração. Para não deixar passar em branco o ano do registro do Banho de São João como Patrimônio Imaterial do Brasil, foi feito uma programação totalmente virtual, exaltando a questão da fé, exaltando o banho, exaltando”, afirmou o diretor-presidente da FCPHC, Joílson Cruz.

“Foi feita toda uma programação para nos aproximarmos da população, ainda que distantes. A novena, geralmente, ela acontece durante sete a nove dias. Ou seja, nós fizemos uma apologia à novena religiosa do terço. Há uma sequência de atividades visuais onde a pessoa vai conhecer mais o banho de São João, o rito de todo dia a dia”, complementou.

E para amenizar ainda mais saudade do Arraial do Banho de São João, a Prefeitura enfeitou a rua Frei Mariano, no Centro, inclusive com uma imagem do Santo em destaque. “A decoração é totalmente voltada para exaltação da fé, a lembrança do São João. Na rua principal do comércio, ao se deparar com a frase “Banho de São João, Patrimônio do Brasil”, lembramos que isso está impregnado na cultura corumbaense, não somente no mês de junho, mas o ano todo”, completou Joílson.

Fotos: Clóvis Neto
Fotos: Clóvis Neto
Fotos: Clóvis Neto
Fotos: Clóvis Neto
Fotos: Clóvis Neto
Fotos: Clóvis Neto
Mais Artigos