Nesta segunda-feira (21), o MPMS (Ministério Público de Mato Grosso do Sul) divulgou uma nota sobre o cenário de coronavírus em Três Lagoas. Após o alerta, a cidade cancelou o Bazar de Natal, evento que aconteceria na próxima terça-feira (21).
Então, o evento que era realizado pela Aclams (Associação Costa Leste de Artesãos do MS), foi cancelado pelos organizadores. De acordo com a Prefeitura Municipal, o cancelamento “foi decidido por meio de votação entre os artesãos participantes”.
Assim, a gestão destaca que a decisão foi para prevenção individual e coletiva, já que parte dos artesãos convivem com pessoas do grupo de risco da doença. A nota foi publicada pelo Ministério Público Estadual, o Ministério Público Federal e o Ministério Público do Trabalho, nesta segunda-feira (21).
De acordo com o publicado, em dezembro houve aumento de 63% dos casos ativos de coronavírus no município. Então, os 378 casos ativos em 30 de novembro passaram para 619 nos primeiros 20 dias de dezembro.
A nota destaca que na última semana foram registrados mais de 255 casos novos na cidade. Assim, afirma que a média diária de novos casos é de 36,4 em Três Lagoas. Além disto, a Promotoria ressaltou que no último domingo (20), a taxa de ocupação dos leitos de UTI(Unidade de Terapia Intensiva) era de 100%.
Por fim, o MPMS explica que o “grande temor é que, com o aumento da circulação de pessoas e a realização de festas, comemorações e aglomerações sem controle, os casos aumentem ainda mais”. Assim, se o índice de casos e internações continuarem subindo, a nota prevê que haja um colapso da Saúde no município em janeiro de 2021.