16 vetos a projetos sobre pandemia aguardam decisão do Congresso

Publicado em

Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on whatsapp
WhatsApp
Share on linkedin
LinkedIn
Share on pinterest
Pinterest

Entre eles, o que suspende a prorrogação da desoneração da folha de pagamento de empresas de grandes setores

O número de vetos do presidente Jair Bolsonaro a projetos aprovados por deputados e senadores, que aguardam decisão do Congresso Nacional, chega a 35. Desse total, 16 são de propostas relacionadas aos impactos da pandemia.
Na última semana, três vetos tiveram repercussão e manifestações de parlamentares e entidades. Um deles é o que suspende a prorrogação da desoneração da folha de pagamento de empresas de grandes setores. A proposta havia sido incluída na medida provisória que permite reduzir jornada de trabalho e salário por causa da covid-19.
O Congresso já se articula para derrubá-lo. Um documento assinado por 36 entidades foi encaminhado ao presidente da Câmara dos Deputados, Rodrigo Maia (DEM-RJ), solicitando que seja mantida a desoneração até 2021, como previsto no projeto. O governo federal justificou que a medida causaria uma queda de arrecadação em 2020. 

Uso de Máscaras

Na lei sancionada sobre uso de máscara,foi rejeitada a obrigatoriedade de utilização em locais públicos como escolas, comércio e igrejas, além de prisões e estabelecimentos de cumprimento de medidas socioeducativas.

A justificativa é que a obrigatoriedade em locais fechados onde há reunião de pessoas pode implicar violação de domicílio. Na segunda-feira (6), o senador Randolfe Rodrigues (Rede-AP) protocolou requerimento solicitando a imediata devolução do veto presidencial. 

Já na lei que determina medidas de enfrentamento à covid-19 em territórios indígenas foram rejeitados a obrigatoriedade de o governo federal fornecer água potável às regiões, a maior facilidade para o pagamento do auxílio emergencial, linha de crédito e o acesso à internet, para evitar deslocamentos aos centros urbanos.

No mesmo dia, na quarta-feira (6), o ministro Luís Roberto Barroso, do STF (Supremo Tribunal Federal), determinou que o governo federal adote uma série de medidas para conter o contágio e a mortalidade da covid-19 entre a população indígena.

Sessão para análise

Quando ocorre um veto presidencial a trechos de projeto aprovado pelo Legislativo, eles são analisados por deputados e senadores. Para que um dispositivo seja derrubado pelo Congresso, são necessários, no mínimo, 257 votos de deputados e 41 de senadores.

O presidente do Congresso, Davi Alcolumbre, chegou a anunciar uma sessão para analisar os vetos em 1º de julho, que não aconteceu. Já o senador Weverton Rocha (PDT-MA) disse esperar que em 16 de julho o Congresso possa deliberar sobre os vetos presidenciais pendentes.

“Espero que todos os líderes se sentem, em especial a oposição e o governo, e tentem fazer um pré-acordo para que, no dia em que for instalada a sessão, seja possível analisar o máximo possível [de vetos], mas sem prejudicar os itens”, disse o senador.

Veja os outros vetos relacionados à pandemia:

– A liberação de R$ 8,6 bilhões para estados, Distrito Federal e municípios comprarem equipamentos e materiais de combate ao novo coronavírus (VET 19/2020). 

– Expansão do auxílio emergencial de R$ 600 para outras categorias profissionais como motoristas de aplicativos, pescadores, diaristas e ambulantes de praia.

– Reajuste salarial para servidores públicos civis e militares diretamente envolvidos no combate à pandemia. 

– Prazo máximo de 72 horas para a Anvisa (Agência Nacional de Vigilância Sanitária) autorizar a importação e a distribuição de medicamentos e equipamentos contra a covid-19 já liberados para uso no exterior.

–  2020, que concede uma linha de crédito para pequenas e microempresas enfrentarem os efeitos da pandemia de coronavírus. A norma criou o Programa Nacional de Apoio às Microempresas e Empresas de Pequeno Porte (Pronampe).

– A carência de oito meses na amortização de empréstimos pelo Pronampe (Programa Nacional de Apoio às Microempresas e Empresas de Pequeno Porte),  em que as parcelas seriam reajustadas apenas pela taxa Selic. 

– Uso da telemedicina durante crise do coronavírus

– Projeto que libera o trabalhador de apresentar atestado médico como comprovação do motivo de quarentena, para justificar a falta ao trabalho durante os primeiros sete dias.

– Na  lei que suspende pagamentos das parcelas do Fies, foi vetado artigo que tirava do Comitê Gestor do Fies a definição dos cursos que têm direito ao financiamento complementar para estudantes com contratos inadimplentes, vigentes antes da implantação do Novo Fies, em 2017. 

– Suspensão das inscrições nos cadastros de empresas de análises e informações de crédito durante a pandemia de covid-19.

– Auxílio financeiro às Instituições de Longa Permanência para Idosos (ILPIs) em razão da pandemia teve veto parcial.

– Ações emergenciais destinadas ao setor cultural durante o estado de calamidade pública provocado pela pandemia de covid-19 tiveram um veto parcial.

– Regime Jurídico Emergencial e Transitório (RJET) no período da pandemia do coronavírus teve veto parcial.

* Com informações da Agência Senado

Mais Artigos

Dois homens morrem em colisão entre carros

Dois homens morreram em acidente na manhã desta quinta-feira (04), na avenida Guaicurus, em Campo Grande. Eles estavam no carro azul escuro que foi parar no canteiro central