Brasil e Paraguai destrói 39 toneladas de maconha na fronteira

Publicado em

Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on whatsapp
WhatsApp
Share on linkedin
LinkedIn
Share on pinterest
Pinterest

Após dez dias de operações aéreas e terrestres em áreas florestais de Canindeyú, Caaguazú e Alto Paraná, na fronteira, a Secretaria Nacional Antidrogas do Paraguai (Senad) e a Polícia Federal brasileira concluíram a operação binacional “Nova Aliança 53”, com apoio da Força Aérea Paraguaia e do Ministério Público.

As ações se concentraram em regiões estratégicas, como 7 Montes, Pindó e a Reserva Natural Morombí, onde foram desmantelados 96 acampamentos usados como bases para produção e armazenamento de maconha.Equipes táticas erradicaram também 309 hectares de plantações ilícitas. Nos acampamentos, foram encontradas e destruídas mais de 39 toneladas de drogas, entre maconha picada e prensada.

De acordo com estimativas técnicas, a operação impediu a distribuição regional de aproximadamente 966 mil quilos de cannabis, que poderiam gerar lucros superiores a US$ 144 milhões no mercado brasileiro.

O impacto econômico e logístico sobre as organizações criminosas transnacionais é apontado como um dos mais relevantes do ano.

O ministro da Senad, procurador Jalil Rachid, o embaixador do Brasil no Paraguai, José Antonio Marcondes, e outras autoridades brasileiras acompanharam o último dia das operações.

Eles destacaram os resultados alcançados e reafirmaram o compromisso de fortalecer a cooperação entre os dois países em ações conjuntas de combate ao crime organizado.

Mais Artigos