Surto de doença respiratória!Emergência na saúde publica de Campo Grande

Publicado em

Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on whatsapp
WhatsApp
Share on linkedin
LinkedIn
Share on pinterest
Pinterest

A Prefeitura de Campo Grande decretou situação de emergência na saúde pública devido ao surto de doença respiratória e a falta de leitos na capital. A decisão foi publicada na manhã deste sábado (26), em edição extra do Diário Oficial (Diogrande), e vale pelo período de 90 dias. De acordo com a Secretaria Municipal de Saúde (Sesau), 971 casos de Síndrome Respiratória Aguda Grave (SRAG) foram notificados desde o início do ano, sendo que 486 foram confirmados e 66 evoluíram para óbito. A SRAG corresponde a casos de síndrome gripal que comprometem a função respiratória e podem levar à internação.

Entre as medidas anunciadas, a vacinação contra a influenza será ampliada para toda a população a partir deste domingo (27), como parte da estratégia de bloqueio epidemiológico.

Conforme a secretária de saúde de Campo Grande, Rosana Leite, o aumento da demanda por atendimento deve persistir por mais quatro a seis semanas, em função da circulação intensa de vírus respiratórios. O déficit de leitos hospitalares já ultrapassa 100%, sendo que nas últimas 24 horas, 212 adultos e 43 crianças aguardavam vaga em hospitais da capital.

“Começamos a vacinação contra a influenza há mais de um mês e, infelizmente, vacinamos apenas 1/3 da população que poderia ser imunizada. O aumento de casos, conforme apontado no boletim da Fiocruz, mostra que Campo Grande e Mato Grosso do Sul apresentam um crescimento sustentado. A tendência é que, nas próximas quatro a seis semanas, continue esse aumento, ou seja, a circulação do vírus está muito alta”, alerta a secretária.

Emergenciais

  • Segundo o decreto, a Sesau irá instituir o plano de contingência de atendimento pediátrico, atendimento pediátrico 24h em duas UPAs — Universitário e Coronel Antonino — além do Pronto Atendimento Infantil do CRS Tiradentes, com a transferência e o referenciamento de casos entre as UPAs.
  • A vacinação contra a influenza será ampliada para toda a população a partir deste domingo, dia 27 de abril. A ampliação da vacinação para toda a população visa a realização de um bloqueio epidemiológico.
  • A pasta atuará na organização de insumos, medicamentos, reestruturação física e reforço de recursos humanos (RH);
  • Haverá cooperação técnica e financeira da Secretaria Estadual de Saúde e do Ministério da Saúde, além de ações de comunicação para orientar a população sobre os cuidados essenciais neste período.


Mais Artigos

Ponta Porã:Detentos Fazem Agente de Refém

Três detentos que estavam isolados em uma cela disciplinar do presídio Ricardo Brandão, em Ponta Porã, fizeram na tarde desta sexta-feira (1º), um agente penitenciário refém. Segundo informações