Educadores “vivem leituras” para projeto inédito durante as férias na REME

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Pensar e refletir sobre o ato da leitura, por meio da prática, foi o caminho escolhido para a formação voltada a educadores (estagiários) e coordenadores de escolas municipais que integrarão o novo projeto “A Leitura Não Tira Férias”.

Previsto para acontecer entre os dias 17 e 27 de janeiro, o projeto tem por finalidade incentivar o prazer e o desejo de vivenciar novas descobertas e aventuras através da literatura durante o período de recesso escolar.

A pedagoga e contadora de histórias, Melina Melgar, promoveu vivências para resgatar nos educadores o encantamento proporcionado pela leitura, a fim de que os mesmos transmitam aos estudantes o prazer em ler um bom livro.

“Eu fiquei encantada com o projeto, nossa cidade precisa desse incentivo ao leitor porque ela é referência em Cultura”, contou. Ela aproveitou para dar uma dica aos pais para incentivar a prática da leitura em casa. “Primeiro, escutar a criança, ver os interesses, do que ela gosta. Preparar o momento com a criança, lugar silencioso, mudar a fala que desperta na criança esse contato afetivo com os pais, irmãos”, afirmou.

Na formação voltada aos educadores, entre as atividades propostas, Melina pediu aos participantes que contassem um pouco da relação deles com o hábito da leitura. Dessas experiências, destacamos a da coordenadora pedagógica, Alessandra Gomes de Souza.

“Vim de uma família humilde e o acesso aos livros veio com um professor que me apresentou a biblioteca da escola. Depois, na formação superior, participei de um projeto de contação de histórias com o qual íamos a vários lugares: hospitais, escolas, etc. Isso marcou minha identidade como educadora e, a partir daí, todo projeto que envolva a leitura, eu corro para participar”, declarou.

A professora Cristiane Sant’anna também compartilhou sua experiência e falou que ter educadores no seio familiar fez toda diferença para a formação leitora dela. “Isso foi um privilégio para mim porque, na década de 70, o foco da leitura era apenas a alfabetização. Essa magia da leitura veio muito da minha família, por isso digo que ler não é só falar, é preciso ter o hábito. Nossos alunos vão ler, vendo a gente ler… essa leitura prazerosa”, comentou ao sugerir que as escolas implantem clubes de leitura.

Ainda nessa semana, os educadores e coordenadores irão visitar as escolas onde o projeto será desenvolvido para conhecer as possibilidades de utilização de espaços e peculiaridades de cada unidade escolar.

Nessa primeira edição do projeto “A Leitura Não Tira Férias” quase 150 estudantes se inscreveram em sete escolas-polos em diversas regiões da cidade. A proposta, segundo o secretário municipal de Educação, Genilson Canavarro de Abreu, é que o projeto torne-se uma rotina durante as férias escolares anualmente.

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