Solicitado registo do Pintado a Urucum e da Farinha de Bocaiúva, como Bens Culturais do Brasil

Publicado em

Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on whatsapp
WhatsApp
Share on linkedin
LinkedIn
Share on pinterest
Pinterest

gisto do Pintado a Urucum e da Farinha de Bocaiúva, como Bens Culturais do BrasilPatrimônio

 Imprimir

O vereador Manoel Rodrigues apresentou dois requerimentos em regime de urgência especial na última sessão ordinária da Câmara, sugerindo às autoridades municipais, a inclusão do Pintado a Urucum e da Farinha de Bocaiúva, no Registro de Bens Culturais de Natureza Imaterial, concedido pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (IPHAN).

Os dois pedidos foram direcionados ao diretor-presidente da Fundação da Cultura e do Patrimônio Histórico de Corumbá, Joilson Silva da Cruz.

Manoel lembrou que o “Filé de Pintado a Urucum” é um prato típico corumbaense, criado por João Claudelino Fonseca da Silva, nascido em Albuquerque, distrito de Corumbá, em 23 de outubro de 1941, e que aos 15 anos de idade, iniciou seu trabalho como auxiliar de cozinha na Sociedade Brasileira de Mineração Ltda., onde ficou durante os anos de 1956 e 1963, retornando como cozinheiro mestre em 1971.

Em 1975 abriu seu primeiro restaurante em Corumbá. Trabalhou ainda como cozinheiro mestre na empresa Urucum Mineração durante cinco anos. E foi justamente o Morro do Urucum que deu origem ao “Filé de Pintado a Urucum”, famoso em toda a região do Pantanal, e também em outras cantos do Brasil.

Manoel, em sua justificativa, destacou que “a bagagem gustativa, acumulada ao longo da vida, nutre o comportamento alimentar, e nos liga diretamente à nossa identidade. A comida é expressão da cultura, portanto se valida o pedido de eternizá-la historicamente concedendo o Registro de Bens Culturais de Natureza Imaterial.

FARINHA DE BOCAIÚVA

O vereador está  buscando também a inclusão da “Farinha de Bocaiúva” no Registro de Bens Culturais de Natureza Material e Imaterial, concedido pelo IPHAN. Trata-se de um produto típico da região, utilizado no preparo de inúmeros pratos.

A farinha da bocaiuva possui alto conteúdo proteico, significativo valor energético e grande concentração de carboidratos, especialmente se comparados com outras frutas do cerrado.

Extrativistas e artesãos de Corumbá, aumentam e muitos até mesmo vivem exclusivamente da renda da produção artesanal e comercialização de produtos alimentícios a partir do fruto da bocaiuva, como a farinha, sorvetes, pães e licores.

“A polpa de bocaiuva é beneficiada e transformada em farinha na Casa do Artesão de Corumbá, onde é vendida para turistas, restaurantes da região e de outras regiões do Brasil, espalhando cultura culinária e a nossa diversidade gastronômica, o que justifica o nosso pedido”, reforçou

Mais Artigos