Primeira conferência livre prepara usuários do SUS e lideranças para evento de abril

Publicado em

Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on whatsapp
WhatsApp
Share on linkedin
LinkedIn
Share on pinterest
Pinterest

No último dia 6 de março de 2024, às 8 horas, a Unidade Básica de Saúde Simone Flores foi palco de uma importante e significativa conferência livre, que reuniu profissionais comprometidos com a melhoria da saúde pública local. Com o intuito de discutir questões cruciais relacionadas à gestão do trabalho e à educação na área da saúde, a conferência proporcionou um espaço rico em trocas de experiências e conhecimentos.

Com as atividades iniciadas pela Secretaria Adjunta, Mariluce Leão, representante da gestão, apresentou a importância da conexão do usuário do SUS com os trabalhadores, enfatizando que devemos focar na educação como um processo de transformação, ressaltando a família como base nesse processo.

Em seguida, o Presidente do Conselho Municipal de Saúde, Davi Vital Rosário, destacou a importância de ouvir os trabalhadores e como podemos contribuir para o processo de trabalho, mencionando a participação dos acadêmicos de medicina da Faculdade Unicesumar e ressaltando a importância do acolhimento e compreensão do SUS desde a formação.

Com um total de 239 participantes, entre enfermeiros, técnicos de enfermagem, agentes comunitários de saúde, odontólogos e outros profissionais da saúde, a conferência destacou-se pela diversidade de atuações representadas. Durante o evento, foram abordados temas cruciais para a eficácia do sistema de saúde, como a otimização dos recursos humanos, a implementação de práticas inovadoras na gestão do trabalho e a valorização dos profissionais da saúde.

Palestras foram conduzidas pela Enfª Thais Luzio Fernandes, coordenadora da Atenção Primária no município, retratando a realidade da APS no território, além de indicadores de saúde. Com relação à dinâmica da Conferência, seus objetivos e finalidades, a Coordenadora da Educação Permanente, Dilene Ebeling Vendramini Duran, apresentou os respaldos legais e a importância do processo democrático na luta pelo SUS, com seus princípios e diretrizes, proporcionando uma oportunidade única de aprendizado e reflexão para os participantes.

Além disso, a conferência serviu como um espaço para a troca de conhecimentos e ações realizadas nas diferentes unidades de saúde da região. Essa partilha de experiências contribuiu para o fortalecimento da rede de colaboração entre os profissionais, promovendo a integração e o trabalho em equipe.

Ao final do evento, os participantes saíram fortalecidos e inspirados, conscientes do papel fundamental que desempenham na promoção da saúde da comunidade. A conferência livre de gestão do trabalho e educação na saúde terá mais duas etapas de conferências livres. A próxima será no dia 19/03/2024 no auditório do Senac, aberta aos trabalhadores de saúde, e no dia 02/04/2024 com as Instituições de Ensino na área da Saúde. Nossa etapa municipal está marcada para o dia 19/04/2024 no Centro de Convenções.

Mais Artigos