Prefeito inaugura Unidade de Saúde da Família Enfermeira Simone Flores

Publicado em

Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on whatsapp
WhatsApp
Share on linkedin
LinkedIn
Share on pinterest
Pinterest

O prefeito Marcelo Iunes inaugurou na manhã desta quarta-feira, 22 de outubro, a Unidade de Saúde da Família ‘Enfermeira Simone Maia Pontes Flores’, localizada na rua José de Barros Maciel esquina com a rua Luiz Feitosa Rodrigues, no bairro Guatós, parte alta de Corumbá. A secretária Municipal de Assistência Social e Cidadania, Amanda Balancieri Iunes, participou do evento.

“Feliz por ter conseguido inaugurar esta obra, que é essencial para a população, mas estava 15 anos parada. Em seis anos do meu mandato conseguir entregá-la, mesmo enfrentando algumas crises como a pandemia. Fizemos uma articulação intensa com a Caixa Econômica Federal para liberação do recurso e, felizmente, deu certo”, afirmou o prefeito de Corumbá.

O prédio da Unidade de Saúde da Família ‘Enfermeira Simone Maia Pontes Flores’ é composto por: 1 recepção; 2 banheiros públicos; 1 consultório ginecológico com banheiro; 1 consultório odontológico com 2 cadeiras; 1 escovódromo; 1 sala de coleta; 1 sala de administração/digitação; 1 sala de atividade coletiva; 1 sala de curativo; 1 sala de triagem; 1 sala de procedimentos; 1 sala de vacina; 1 sala de inalação; 1 sala de espera; 1 almoxarifado; 4 consultórios médicos; 3 consultórios de enfermagem; 1 sala de esterilização; 1 expurgo; 1 copa; 1 almoxarifado de limpeza; 2 banheiros de funcionários; sala de observação de curta duração; sala de serviços gerais; 1 auditório; 1 sala de reunião e 1 sala para agentes comunitários de saúde.

Marcelo Iunes ressaltou que esta foi a quarta unidade de saúde entregue por sua gestão. “A unidade de saúde do bairro Padre Ernesto Sassida, do assentamento São Gabriel e a unidade Walter Victório no bairro Cravo Vermelho, nós pegamos e entregamos. Esta aqui estava abandonada, são várias obras que estamos recuperando e trabalhando junto ao Governo Federal para relicitarmos e entregarmos, porque eu acho um desrespeito com a população pegar uma obra e deixá-la inacabada, abandonada”, disse.  

O chefe do Executivo Municipal informou que planeja a entrega de outras três obras, iniciadas por gestões anteriores à sua administração. “Esperamos, no mais tardar, no primeiro semestre do ano que vem, entregar o Centro de Saúde da Mulher e a Unidade Dr João de Brito. Relicitar, ainda este ano, o Laboratório Municipal para no ano que vem entregar”, completou Iunes informando planejar a entrega da Escola Municipal Ercy Cardoso, também no bairro Guató e ao lado da Unidade Simone Flores, para 2024.

Beatriz Assad (secretária Municipal de Saúde) agradeceu o prefeito Marcelo Iunes por garantir “todas as condições para a entrega” da unidade de saúde. Já em funcionamento, vai “proporcionar melhor atendimento à população da nossa cidade”. A Unidade de Saúde da Família ‘Enfermeira Simone Maia Pontes Flores’ funciona das 07h às 11 horas e das 13h às 17 horas.

Participando da inauguração, o secretário Municipal de Governo, Luiz Antônio Pardal, destacou que a entrega da unidade de saúde da família concretiza um desejo da população daquela região de Corumbá. “Ficamos felizes da vida com a entrega desta unidade de saúde que é uma  demanda, uma solicitação da população aqui da parte alta, desde 2008. É uma unidade de saúde que praticamente parece um hospital, vai  funcionar com três equipes, com vários profissionais da área de saúde, inclusive  dentista, e vai desafogar muito a nossa UPA. É uma unidade de saúde à altura da população”, disse.

Líder do governo na Câmara Municipal, o vereador Allex Dellas, enfatizou que a entrega da unidade de saúde e seu funcionamento imediato demonstram “com ação concreta, mais um trabalho realizado pela administração do prefeito Marcelo Iunes”.

Também acompanharam a entrega os secretários Álvaro Bernardo de Lima (Gestão e Planejamento); Ricardo Ametlla (Infraestrutura e Serviços Públicos); Luiz Henrique Maia de Paula (Finanças e Orçamento); Tadeu Vieira (Relações Institucionais); Genilson Canavarro de Abreu (Educação); Élbio Mendonça (adjunto de Segurança Pública e Defesa Social); Mariluce Leão (adjunta de Saúde); Marconi de Souza Júnior (diretor-presidente da Agência Municipal Portuária); Luiz Fernando Moreira (controlador geral do Município) e José Carlos Macena de Britto Júnior (chefe de Gabinete).

A Unidade Simone Flores

A área a ser coberta pela ESF Simone Flores é denominada Conjunto Residencial Guatós, localizado à rua José Barros Maciel esquina com a rua Luiz Feitosa Rodrigues, bairro Guaicurus onde estão localizados vários loteamentos às margens do Anel Viário, como os conjuntos habitacionais Flamboyant I, II e III; Corumbella II e todo os conjuntos do bairro Guatós e loteamento Pantanal. O Conjunto Guatós possui mais de 1.200 casas, 03 condomínios com 1000 apartamentos. Atualmente a área assistida possui 1.600 famílias cadastradas, totalizando 2.087 pessoas.

A Unidade Básica Lúcia Maria de Carvalho composta por duas equipes já realizava a cobertura, e conforme a necessidade de oferta e um melhor atendimento foi criada no período noturno mais uma equipe que pudesse realizar a assistência. A partir de hoje a terceira equipe passará a ser denominada equipe Simone Flores e realizará seus atendimentos durante o horário de 07 horas às 11h e das 13h às 17 horas, sendo composta por 01 médico, 01 enfermeiro, 01 dentista, 01 técnica de enfermagem e Agentes Comunitários de Saúde.

As equipes Lúcia Maria 1 e 2 atenderão na unidade de saúde Simone Pontes Maia Flores, totalizando 03 equipes de atendimento para toda a população do bairro Kadwéus, Piuva, Cobravi, Guanã 1 e 2, Guaicurus, Roberto Lira (“Lixão”), Loteamento Pantanal, Guatós, Novo Habitar, Invasão, Corumbella 2, Flamboyant 1,2,3. A equipe Lúcia Maria 1 possui 734 famílias e 3.086 pessoas cadastradas enquanto a equipe Lúcia Maria 2 possui atualmente 776 famílias e 2.425 pessoas cadastradas, totalizando a cobertura de toda a região de  3.110 famílias e 7.598 pessoas.

Simone Maia Pontes Flores era enfermeira da Prefeitura Municipal de Corumbá, aprovada em concurso publico de 2006. Atuou no Pronto-Socorro Municipal e em unidades de Saúde da família do município, dentre elas a ESF Lúcia Maria pelo período de 2007 a 2009.

Mais Artigos