Quase 3 anos após incêndios catastróficos, nova sede do Prevfogo é instalada em Corumbá

Publicado em

Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on whatsapp
WhatsApp
Share on linkedin
LinkedIn
Share on pinterest
Pinterest

O Centro Nacional de Prevenção e Combate aos Incêndios Florestais (Prevfogo), ganhou uma nova base de combate a incêndios florestais em Corumbá. A unidade está localizada no Parque Marina Gatass, estrategicamente montada em uma região para facilitar o acesso ao combate das chamas que atingem o Pantanal.

Isso porque os brigadistas conseguem ter acesso mais rápido às embarcações e à navegação pelo rio Paraguai. Um dos objetivos do trabalho, ainda em junho, é o manejo integrado do fogo, que consiste em atividades como conscientização da prevenção às queimadas e incêndios.

O terreno onde foi construída a base foi cedido pela Prefeitura de Corumbá, graças a uma parceria com a Fundação do Meio Ambiente do Pantanal.

“Tem o acesso do rio, onde tem as nossas embarcações, aqui tá do lado da Polícia Militar Ambiental que tem um heliponto, e então quando os helicópteros pra tá auxiliando nos combates, a gente vai tá bem próximo, da base do lançamento .A gente vai está com uma posição de fácil acesso ao norte de Corumbá e ao Pantanal, conta Márcio Yule, Coordenador estadual do Prevfogo.

Incêndios

Em 2019 e 2020, o Pantanal foi atingido pela maior tragédia de sua história nos últimos anos.

Incêndios destruíram cerca de 4 milhões de hectares. 26% do bioma – uma área maior que a Bélgica – foi consumida pelo fogo.

Cerca de 4,6 bilhões de animais foram afetados e ao menos 10 milhões morreram pelas queimadas no bioma. Só no território de Mato Grosso do Sul, 1,7 milhão de hectares virou cinzas. No Mato Grosso, a destruição foi maior: quase 2,2 milhões de hectares.


Mais Artigos

Bebê que morreu com Covid-19 em MS

Bebe com aproximadamente 3 meses de vida,veio a falecer em Mato Grosso do Sul.conforme o boletim da Secretaria de Estado de Saúde (SES) deste domingo (28), tinha problemas

jovem foi presa vendendo droga no sutiã

Flagrada com porções de cocaína escondidas no sutiã, no Centro de Campo Grande, uma jovem de 18 anos confessou que vendia a droga e que usava o dinheiro