Em 4 anos, Centro-Oeste registrou 279 intoxicações por agrotóxicos

Publicado em

Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on whatsapp
WhatsApp
Share on linkedin
LinkedIn
Share on pinterest
Pinterest

Cerca de 625 pessoas sofreram intoxicações por agrotóxicos nos 3 estados do Centro-Oeste e no Distrito Federal (DF). Além disso, 16 pessoas morreram nos quatro anos do governo de Jair Bolsonaro (PL).

Em Mato Grosso do Sul, 4 pessoas morreram e 279 sofreram intoxicações por agrotóxicos. No Mato Grosso, foram 276 intoxicados por agroquímicos e 3 morreram. Em Goiás foram 752 intoxicações e 8 mortes. Já no Distrito Federal (DF), foram 70 intoxicações e 1 morte registrada.

Os dados constam na reportagem especial da Agência Brasil e Repórter Brasil. Os dados foram coletados no DataSUS, do Ministério da Saúde, até março de 2022.

Em todo o Brasil, mais de 14 mil sofreram intoxicações por agrotóxicos na gestão bolsonarista. Essas intoxicações levaram a 439 mortes no período.

Ao longo do atual governo, o Brasil bateu recorde de aprovações de pesticidas, com mais de 1.800 novos registros, metade deles já proibidos na Europa. O governo também foi marcado pelo avanço na tramitação do Projeto de Lei 1459/2022, apelidado de “Pacote do Veneno”, que pode facilitar ainda mais a aprovação dessas substâncias.

Os pesticidas levaram a morte uma pessoa a cada 3 dias. A cidade que mais registrou intoxicações foi, Recife, capital de Pernambuco: 938 intoxicações.

Em relação à população, Rio do Campo, em Santa Catarina, teve mais casos: 61 casos para 5.864 habitantes.

A região Sul é recordista em intoxicações — 9 das 10 cidades com mais casos em relação à população estão no Sul. Eis a lista:

PR: Coronel Domingos Soares, Braganey e Nova Santa Rosa;
SC: Rio do Campo;
RS: Dom Feliciano, Alpestre, Barros Cassal, Estrela velha e Nova Boa Vista.
Apesar de estarem sistematizados e acessíveis, os dados sobre intoxicações são subnotificadas, e estima-se que para cada uma registrada, 50 não ocorram.

Mato Grosso é um exemplo: o estado tem poucos registros, mas é onde mais se usa agrotóxicos.

Plantações de soja são a lavoura com mais registros de intoxicações. Eis o gráfico:


Lavouras de soja, fumo e milho são campeãs em intoxicações. Foto:  Reprodução

Mais Artigos