Saúde faz ação alusiva ao Setembro Amarelo

Publicado em

Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on whatsapp
WhatsApp
Share on linkedin
LinkedIn
Share on pinterest
Pinterest

Nesta sexta, dia 09 de setembro, a Secretaria de Saúde realizará uma passeata seguido de uma ação na Praça da Independência para chamar a atenção da população para o Setembro Amarelo, mês dedicado à prevenção do suicídio.

A concentração da passeata será às 7h30, na R: Frei Mariano esquina com a Colombo, a parada final será na Praça da Independência, com aula de yoga, meditação e roda de conversa sobre o tema.

Segundo dados da Organização Mundial de Saúde – OMS, todos os anos, mais pessoas morrem como resultado de suicídio do que HIV, malária ou câncer de mama.

Atendimento em Saúde Mental

A pessoa que está passando por problemas de saúde mental deve procurar a Unidade de Saúde do seu bairro, e poderá ser encaminhada para atendimento no Centro de Especialidades Médicas ou para os Centros de Atenção Psicossocial – Caps.

Os Caps realizam um atendimento especializado, de transtornos mentais graves e persistentes, como depressão, ansiedade, esquizofrenia, transtorno afetivo bipolar, transtorno obsessivo-compulsivo etc, e pessoas com quadro de uso nocivo e dependência de substâncias psicoativas.

Por meio de uma equipe multidisciplinar oferecem diversas atividades, tais como: grupos terapêuticos, oficinas diversas – pintura em tela, marcenaria, jardinagem, prendas culinárias, atividades esportivas, passeios em pontos especiais da cidade, atendimento individual, consultas médicas clínicas e psiquiátricas, terapia individual, visitas domiciliares, buscas ativa, reunião de família, reunião e capacitação de equipe.

Todas as ações são planejadas para trabalhar algum aspecto das necessidades ou potencialidades das pessoas.

CAPS II – José Fragelli

Atendimento a adultos para transtornos mentais graves e persistentes.

Tel.: 3907-5094

R: Tenente Melquiades de Jesus, 900, Centro

CAPS AD:

Atendimento para adultos especializado em transtornos pelo uso de álcool e outras drogas.

Tel.: 3907-5427

R: Cabral 1208, Centro

CAPS I

Atendimento a crianças e adolescentes, para transtornos mentais graves e persistentes, inclusive pelo uso de substâncias psicoativas.

Tel.:3907-5473

R: Cuiabá,1291, Centro

Mais Artigos