De 18 a 29 de outubro, Centro de Saúde da Mulher realiza coleta de exame preventivo

Publicado em

Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on whatsapp
WhatsApp
Share on linkedin
LinkedIn
Share on pinterest
Pinterest

Visando a prevenção do câncer de colo de útero, o Centro de Saúde da Mulher realizará, de 18 a 29 de outubro, a coleta de exame preventivo de câncer de colo de útero em horário noturno, das 17 à 20h.

Para ser atendida não é necessário realizar o agendamento, basta levar o cartão do SUS e documento de identificação pessoal. E no momento do exame, se tiver, o último preventivo. O Centro de Saúde da Mulher está localizado na rua Major Gama, 782. Informações pelo 3907-5387.

Para garantir que o resultado do exame de Papanicolau seja o mais correto possível, a mulher deve, nas 48 horas anteriores à realização do exame: abster-se de ter relações sexuais (mesmo com camisinha); evitar o uso de duchas, medicamentos vaginais e anticoncepcionais locais, como espermicidas, por exemplo; não realizar exame ginecológico com toque, ultrassonografia transvaginal ou ressonância magnética da pelve.

É importante também não estar menstruada, e aguardar o quinto dia após o término da menstruação, gestantes podem realizar o exame, sem riscos de saúde para ela ou para o bebê. Pequenos sangramentos de origem não menstrual não constituem impedimento para a coleta, principalmente em mulheres pós-menopausa.

O preventivo é um exame muito importante para a saúde da mulher, tem o objetivo de fazer o diagnóstico precoce das lesões precursoras do câncer do colo do útero. Deve ser realizado por todas as mulheres, que tem ou já teve vida sexual deve submeter-se ao exame preventivo periódico, especialmente as que têm entre 25 a 64 anos. Inicialmente, o exame deve ser feito anualmente. Após dois exames seguidos (com um intervalo de um ano) apresentando resultado normal, o preventivo pode passar a ser feito a cada três anos.

Mais Artigos