Saúde alerta para os cuidados devido as queimadas

Publicado em

Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on whatsapp
WhatsApp
Share on linkedin
LinkedIn
Share on pinterest
Pinterest

As queimadas e os incêndios florestais contribuem para a emissão de poluentes que podem resultar em efeitos diretos e indiretos à saúde humana e ao meio ambiente.

A inalação da fumaça das queimadas e dos incêndios florestais aumenta os riscos de infecções respiratórias agudas, especialmente nas crianças e nos idosos.

Os sintomas variam de pessoa para pessoa e dependem do tempo de contato com a fumaça, que em geral afeta mais as vias respiratórias, agravando quadros de doenças prévias, como rinite, asma, bronquite e doença pulmonar obstrutiva crônica.

Também podem ser observados sintomas como dores de cabeça; irritação e ardência nos olhos, nariz e garganta; rouquidão; lacrimejamento; tosse seca; dificuldade de respirar; cansaço; dermatites e ansiedade.

Para minimizar os efeitos é importante se manter hidratado, aumentar a ingestão de água e líquidos, lavar as narinas com soro fisiológico, manter o ambiente úmido, que pode ser feito com humificadores de ar, toalhas molhadas ou recipientes com água.

Importante evitar trabalho pesado, atividades e exercícios ao ar livre quando a qualidade do ar estiver prejudicada pela fumaça. Além de evitar atividades que possam aumentar a poluição do ar dentro de casa, como: preparo de alimentos em fogões à lenha ou outros tipos de fornos que utilizem energia não limpa como combustível (madeira, carvão, restos de vegetais, querosene, etc.) e o uso de tabaco (cigarro).

E qualquer agravamento a pessoa deve procurar uma Unidade de Saúde.

*com informações do ALERTA DE RISCO SANITÁRIO E RECOMENDAÇÕES PARA A POPULAÇÃO do Ministério da Saúde.

Mais Artigos