O secretário estadual de Saúde de Mato Grosso do Sul, Geraldo Resende, e o governador do estado, Reinaldo Azumbuja (PSDB), se reuniram com o ministro da Saúde, Marcelo Queiroga, para pedir mais vacinas contra Covid-19 para cidades sul-mato-grossenses que fazem fronteira com outros países e medicamentos que compõe o ‘kit intubação’.
Resende explicou que um plano foi apresentado ao ministro, que pede o incremento de 30% no quantitativo das vacinas contra o novo coronavírus destinados à 13 cidades fronteiriças de Mato Grosso do Sul.
O secretário justificou o adicional de vacinas frente às outras campanhas de imunização, que segundo Resende, levam a lógica de atender um público maior do que o esperado.
“Todas as campanhas de vacinação, os brasileiros que moram na Bolívia e no Paraguai ou tem dupla cidadania, recorrem aos nosso sistema de saúde. Agora há uma grande pressão dos municípios para terem acesso à vacinação”, disse Resende.
O secretário disse que o ministro da Saúde, Marcelo Queiroga, se comprometeu em colocar o pedido de Mato Grosso do Sul na pauta da próxima reunião da Comissão Intergestores e Tripartites, a fim de questionar e sondar se a situação está acontecendo em outros estados brasileiros que também são fronteiriços.