Objetivo é vacinar um milhão de brasileiros por dia, diz ministro da Saúde

Publicado em

Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on whatsapp
WhatsApp
Share on linkedin
LinkedIn
Share on pinterest
Pinterest

O ministro da Saúde, Marcelo Queiroga, afirmou nesta sexta-feira em entrevista na Fiocruz que o objetivo da pasta é acelerar a vacinação contra a covid-19, imunizando um milhão de pessoas por dia. Queiroga disse, no entanto, que o ministério não tem “vara de condão” e que é preciso ter vacinas em maior quantidade para que a meta seja alcançada.

Depois de visitar as linhas de produção da vacina de Oxford/AstraZeneca em Biomanguinhos, o ministro comemorou o fato de o ritmo da fabricação dos imunizantes estar aumentando, mas lembrou que a escassez de insumos e vacinas é mundial. “Tivemos 4,4 milhões de doses de vacinas entregues esta semana em menos de 24 horas”, lembrou.

Queiroga garantiu que o Brasil já é o “quinto País do mundo que mais produz vacinas” e que essa produção deve aumentar nos próximos meses. “Do ponto de vista do governo, a solução mais consistente é o programa de vacinação”, afirmou.

Ele garantiu que o cronograma de entrega de imunizantes ao PNI continuará sendo publicado no site do ministério.

Sobre o lockdown, ele lembrou que a medida está nas mãos das autoridades municipais e deve ser tomada com cautela “até para ser aceita pela sociedade”.

A Fiocruz confirmou que até o fim deste mês pretende entregar 18 400 doses da vacina de Oxford/Astrazeneca ao Programa Nacional de Imunização (PNI). E ainda que até julho cumprirá o cronograma originalmente apresentado de 100 milhões de doses.

A partir de setembro, a instituição começa a produzir o Ingrediente Farmacêutico Ativo (IFA) da vacina (que atualmente é importado da China), ganhando autonomia na produção de imunizantes.

Mais Artigos