Com 40% dos profissionais vacinados, Saúde quer evitar ‘desfalques’ na linha de frente em MS

Publicado em

Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on whatsapp
WhatsApp
Share on linkedin
LinkedIn
Share on pinterest
Pinterest

Prioridade na vacinação contra o coronavírus, profissionais da Saúde de Mato Grosso do Sul já começaram a ser imunizados. De acordo com a SES (Secretaria de Estado de Saúde), a escolha deve refletir na diminuição dos desfalques causados por mortes de trabalhadores da linha de frente. Nesse primeiro momento o Estado espera imunizar 40% dos trabalhadores de Saúde. Estes são profissionais que atuam diretamente em contato com pessoas infectadas por coronavírus.Assim, parte desses trabalhadores já tomara a primeira dose da Coronavac, vacina contra o coronavírus. O imunizante demonstrou eficácia de até 100% em casos graves e 78% em casos moderados a leve.Ao Jornal Midiamax, a secretária-adjunta de Saúde Cristhinne Maymone destacou que o Estado aposta nas comprovações científicas no imunizante. “A nossa perspectiva é que os trabalhadores de saúde que estão mais expostos com sintomáticos e assintomáticos possam não vir a se contaminar com tanta facilidade”, afirmou. 

Menos mortes entre a linha de frente

Então, “caso o profissional venha a ser contaminado, que o quadro não seja grave ou moderado”. A secretária-adjunta lembrou que apesar de parecer pouco, a diminuição de quadros gravíssimos já é extremamente importante. “Pois a gente não pode perder um soldado desses, um médico ou profissional”.Em Mato Grosso do Sul, 21 profissionais de Saúde faleceram devido ao coronavírus. Os dados são da SES, compilados até a última terça-feira (26).O cenário é catastrófico para o sistema de Saúde do Estado, pois cada profissional possui um longo caminho de formação. De acordo com Cristhinne, médicos intensivistas demoram cerca de 11 anos para se formarem completamente e assumirem posição frente a uma UTI (Unidade de Terapia Intensiva).“Não é fácil, a gente não repõe esses profissionais de uma hora para outra. Se você pegar não só o quadro de médicos, mas também os técnicos e enfermeiros, é um longo processo de formação”, ressaltou a secretária. Além disto, ela lembra que os profissionais que viveram na linha de frente desenvolveram habilidades em lidar com a doença, que era desconhecida no Brasil até fevereiro de 2020. “Cada soldado que a gente perde é uma situação bastante complexa”, lamentou.

Efeito à longo prazo

“Temos que lembrar que profissionais que não são da linha de frente também estão em contato com pacientes, que muitas vezes podem estar assintomáticos”, disse a secretária. Ela destaca que efeitos positivos, como a diminuição de infecções, nos profissionais de Saúde será percebido à longo prazo.“Nós vamos primeiro ter que aguardar 100% dos trabalhadores de saúde serem imunizados, para depois a gente poder fazer um paralelo daquilo que estava sendo contaminado e aquilo que se deixou de contaminar”. Além disto, ela comentou que esses trabalhadores vão continuar com esse contato diário com a doença.De acordo com Cristhinne, “a gente só vai ver resultados mesmo quando houver um quantitativo grande de pessoas vacinadas, por isso a gente fala em imunização coletiva”. Ela explica que precisamos ter uma imunidade coletiva de pelo menos 60% de toda a população vacinada, para ter um impacto realmente positivo. Por fim, lembra que “isso leva tempo e ainda estamos brigando pela produção da vacina no nosso país”. 

Mais Artigos

Terroristas explodem taxi no Reino Unido.

O governo do Reino Unido aumentou nesta segunda-feira (15) o nível de ameaça terrorista para “grave”, o que significa que um ataque é altamente provável. A decisão ocorreu

Fumacê é apedrejado no Guatós

Na noite deste sábado, dia 20 de fevereiro, o carro fumacê foi apedrejado durante aplicação de inseticida no Bairro Guatós. O veículo sofreu leves danos na lataria, nenhum