Alvos de críticas e até de xenofobia, indígenas sempre foram prioridades em vacinações

Publicado em

Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on whatsapp
WhatsApp
Share on linkedin
LinkedIn
Share on pinterest
Pinterest

A chegada da Corona Vac em Mato Grosso do Sul,proporcionará a imunização prioritária de cerca de 80 mil indígenas aldeados que vivem em MS. Das mais de 158 mil doses entregues pelo Ministério da Saúde, 97 mil serão destinadas a esta população, que amargou mais de 336 mil casos confirmados em Mato Grosso do Sul.

Justamente por priorizar esse grupo, o plano de imunização do Ministério da Saúde foi alvo de críticas, que questionam o porquê deste grupo ser “privilegiado”. A situação piorou quando foi confirmada a informação de que mais da metade das doses de CoronaVac enviadas ao Estado seriam para indígenas.

Nas redes sociais, desde piadas sem graça até mesmo a palavra de ódio foram direcionadas ao grupo. A situação escancara o descaso e indiferença com indígenas e obriga a relembrar porque, afinal, indígenas estarão à frente na imunização contra a Covid 19.

A médica infectologista, Mariana Croda, explica que os povos indígenas sempre foram prioridades nos planos de imunização do país. Diante de uma pandemia, portanto, a situação não seria diferente. Isso porque os indígenas são historicamente mais vulneráveis que os não-indígenas e, inclusive, compreendem campanhas de vacinação próprias.

aldeia covid-19 indígenas coronavírus
Diante de morte por coronavírus, indígena reza durante sepultamento na Aldeia Jaguapiru. (Foto: Marcos Morandi | Midiamax)

“Eles são considerados uma população vulnerável a doenças respiratórias. São mais propensos a morte por doenças respiratórias do que os não-indígenas. Eles não têm muito contato com os não-indígenas e, quando têm, qualquer vírus se espalha rapidamente entre eles”, comentou a médica.

“Diante da pandemia da Covid 19, os moradores das aldeias acabaram sendo expostos até três vezes mais que a população não-indígena”, explicou. A infectologista também pontua que, desde que o SUS (Sistema Único de Saúde) existe, o Programa Nacional de Imunização sempre priorizou os indígenas nas campanhas de vacinação.

“Inclusive, eles devem tomar a vacina pneumocócica [23 valente], que não tem para o restante da população”, disse. Vale lembrar que, na primeira campanha de vacinação contra a Influenza H1N1, os povos de terras indígenas também foram prioridade.O primeiro caso registrado foi no dia 13 de maio de 2020 em Dourados.

Talvez por isso o simbolismo presente no ato que deu início à vacinação de Covid 19,em MS, na tarde da segunda-feira, tenha tanta importância: quem primeiro recebeu a imunização foi a indígenaDomingas da SIlva 91 anos,moradora da aldeia tereré em Sidrolândia, Ela representa a comunidade que supera 80 mil indivíduos e que, doa a quem doer, seguirão prioritários nesta e em outras campanhas de vacinação.

Imunização esbarra em logística

Com a segunda maior população indígena do Brasil, Mato Grosso do Sul já distribuiu as doses do imunizante para iniciar a vacinação nas comunidades indígenas. No entanto, muitos municípios sofrem com a dificuldade na logística para conseguir efetivar a imunização.

Os prefeitos de Aquidauana, Dourados, Amambai e Miranda, afirmaram que,planearam a logística para que os moradores sejam vacinados.

Mais cedo, em Dourados, cidade que concentra a maior população indígena de MS, a imunização deveria começar nesta terça-feira (19), com a chegada das primeiras 29 mil doses e que são suficientes para atender somente 14,5 mil pessoas. As primeiras doses seriam aplicadas em indígenas da Aldeia Jaguapiru,mas devidos aos problemas logísticos e burocráticos, o Município precisou alterar o cronograma.

Mais Artigos