Feriado Preocupa Secretário de Saúde de MS

Publicado em

Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on whatsapp
WhatsApp
Share on linkedin
LinkedIn
Share on pinterest
Pinterest

Número de pessoas que procuram as unidades de saúde para fazerem os testes de detecção da doença caiu e no feriado prolongado foram registradas aglomerações e festas em vários locais.

O secretário estadual de Saúde, Geraldo Resende, destacou nesta terça-feira (13) que está preocupado com a negação da população em relação a situação da pandemia de Covid-19.

Disse que isso se reflete na queda da procura pelos testes para a detecção do novo coronavírus. O Lacen, em Campo Grande, que tem capacidade para fazer até 1.800 testes por dia e hoje está com apenas 393 na fila para serem realizados.

Desde o início da pandemia já foram realizados no estado 289.506 testes.

O secretário comentou que essa negação foi perceptível também no feriado prolongado, onde houve aglomerações e festas em vários municípios, principalmente os turísticos. Ele acredita que se esse cuidado básico não foi tomado, as regras de higiene e o uso de máscara também foram ignorados.

Alertou que como o vírus continua a circular em todo o estado, quando mais aglomeração, maior a possibilidade de contágio.

Resende comentou que espera que essa situação não se reflita em um novo aumento de casos nos próximos 14, 20 dias, porque a doença está em um processo de desaceleração atualmente no estado.

Hoje foram confirmados mais 237 novos casos, o que fez com que a média móvel dos últimos 7 dias caísse para 361,4. A taxa de contágio permanece em 0,96% e o total de infectados chegou a 75.076.

Mais Artigos