PREFEITO DISCUTE REFORÇO NO ENFRENTAMENTO À PANDEMIA COM COMISSÃO DE CONTROLE SANITÁRIO DE MS

Publicado em

Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on whatsapp
WhatsApp
Share on linkedin
LinkedIn
Share on pinterest
Pinterest

O prefeito Marcelo participou de reunião com a Comissão de Controle Sanitário de Mato Grosso do Sul (CCS-MS) na manhã desta quinta-feira, 06 de agosto. O encontro teve como objetivos avaliar as ações realizadas no enfrentamento da pandemia do novo coronavírus e definir reforço nas medidas com emprego de uma força-tarefa formada por órgãos do Estado e Município.

Presidente da Comissão de Controle Sanitário, coronel do Corpo de Bombeiros Militar Hugo Djan, elencou os principais pontos trabalhados pela CCS-MS com a finalidade de desenvolver ações de combate sanitário na área de saúde para o enfrentamento da pandemia do covid-19.

Foram abordadas situações referentes às barreiras sanitárias; normas do isolamento social; fiscalização e monitoramento domiciliar de casos positivos; atuação junto aos ribeirinhos; organização de blitz com força-tarefa para evitar aglomerações e desrespeito às medidas de prevenção.

Marcelo Iunes destacou que Corumbá precisa de apoio para reforçar o serviço na barreira sanitária implantada na cidade – no posto fiscal do Lampião Aceso. O Município precisa deslocar servidores para atuação na fiscalização do cumprimento das normas de isolamento e toque de recolher na área urbana e teve de reorganizar o horário funcionamento desse posto.

O prefeito agradeceu a todos os servidores que estão envolvidos no enfrentamento direto ao covid-19 e fez agradecimento especial ao governador Reinaldo Azambuja, que “é um grande aliado e amigo de Corumbá, sendo sempre parceiro do município”. Iunes disse “que toda a Prefeitura está à disposição para realizar ações que beneficiem a população e ajudem a frear o avanço do coronavírus na cidade”.

De acordo com o boletim epidemiológico da Secretaria Municipal de Saúde, divulgado em 05 de agosto, Corumbá tem 1.474 casos confirmados de Covid-19. O Município já fez 10.082 testes com 8.571 casos descartados. Há ainda 37 suspeitas. Houve 52 óbitos.

Ações combinadas

Ficou acertado que a CCS vai promover treinamento com servidores – dos mais variados setores da Administração Municipal – para atuação na barreira sanitária. A ideia é que o funcionamento desse serviço aconteça em três turnos diários de seis horas.

“O Estado desmobilizou as barreiras 24 horas, elas funcionam das 06h às 22h que é o período de maior fluxo”, explicou o presidente da Comissão de Controle Sanitário. De acordo com o coronel Hugo Djan, das 31 barreiras sanitárias, 15 são de gestão estadual. As demais são de responsabilidade dos municípios.

Também foi definida uma força-tarefa que, semanalmente, vai realizar blitz para evitar aglomerações e coibir o desrespeito às medidas de prevenção ao novo coronavírus como o cumprimento do toque de recolher, que em Corumbá inicia às 21 horas. O encontro ainda delineou uma atuação padronizada entre os órgãos do Município, Estado e União envolvidos no enfrentamento à pandemia.

Participaram da reunião o secretário Municipal de Governo, Cássio Augusto da Costa Marques; o secretário Municipal de Segurança Pública, José Luiz Aquino; o procurador-geral do Município, Alcindo Cardoso do Valle Júnior; o chefe de Gabinete, Elbio Mendonça; representantes da Vigilância Sanitária; Fiscalização e Postura; 3° Grupamento de Bombeiros Militar; Polícia Militar Ambiental; Polícia Civil; 6° Batalhão de Polícia Militar; Polícia Rodoviária Federal; Guarda Municipal; Agetrat; Exército Brasileiro e Secretaria de Estado de Justiça e Segurança Pública.

Reunião aconteceu ao longo da manhã desta quinta-feira (Foto: Clóvis Neto/PMC)
Reunião aconteceu ao longo da manhã desta quinta-feira (Foto: Clóvis Neto/PMC)
Reunião aconteceu ao longo da manhã desta quinta-feira (Foto: Clóvis Neto/PMC)
Mais Artigos

Trabalhador rural morre triturado por máquina

Emerson Pereira Rodrigues, 20 anos, morreu triturado por uma máquina de ração, em uma fazenda de gado de Coxim (MS), no sábado (19). Segundo investigações policiais, o rapaz