A Defesa Civil Municipal de Corumbá e o Corpo de Bombeiros emitiram um alerta à população sobre os cuidados que devem ser adotados durante o período de vazante do Rio Paraguai. Com o nível do rio mais baixo, surgem praias e bancos de areia que atraem moradores e turistas para momentos de lazer, mas que também escondem riscos graves à segurança.
De acordo com o alerta, é preciso redobrar a atenção, principalmente com as crianças, porque mesmo em locais que parecem rasos podem ocorrer acidentes.
Durante a vazante, o leito do rio sofre alterações, criando buracos sob a areia, correntezas repentinas e desníveis bruscos. Além disso, o tráfego de embarcações próximo a áreas de banho aumenta o risco de acidentes.
Ainda segundo o alerta, um dos principais fatores que contribuem para incidentes é a falsa sensação de segurança que as praias temporárias passam aos banhistas. O órgão reforça que “mesmo nos trechos rasos, o rio pode ser traiçoeiro. Afogamentos são silenciosos e rápidos”.
A recomendação principal é nunca deixar crianças sozinhas na água ou às margens do rio, mesmo que saibam nadar. É fundamental o uso de coletes salva-vidas infantis sempre que estiverem próximas à água ou em embarcações. A Defesa Civil também orienta que os adultos evitem o consumo de bebidas alcoólicas quando estiverem responsáveis por menores e que ensinem as crianças a respeitar os limites das áreas seguras, evitando mergulhos em locais desconhecidos.
Os Bombeiros e a Defesa Civil recomendam que os banhistas procurem locais monitorados por salva-vidas e entrem na água sempre acompanhados. É importante evitar áreas com vegetação aquática densa, pedras escorregadias ou correntezas visíveis.
As embarcações devem manter distância segura das áreas de banho para prevenir acidentes com nadadores. Em caso de emergência, o contato deve ser feito imediatamente com o Corpo de Bombeiros pelo número 193.









