Furtos de fios prejudicam andamento do projeto de modernização da iluminação pública

Publicado em

Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on whatsapp
WhatsApp
Share on linkedin
LinkedIn
Share on pinterest
Pinterest

Em apenas quatro dias desde o início efetivo das obras de modernização da iluminação pública em Corumbá, a cidade já enfrenta um desafio grave: o furto de cabos elétricos. O projeto, que é pioneiro em Mato Grosso do Sul e conta com um investimento de R$ 90 milhões por meio de Parceria Público-Privada (PPP), tem como foco transformar a iluminação de áreas públicas, priorizando praças, avenidas e vias de grande circulação.

A Praça Generoso Ponce, que teve sua iluminação restabelecida na última segunda-feira (21), já foi alvo de tentativa de furto na terça-feira (22). Outro ponto afetado foi a Praça da Independência, que ainda está em processo de reestruturação e teve os cabos recém-instalados furtados, possivelmente entre as noites dos dias 23 e 24 de julho.

Desde o início efetivo dos trabalhos, já foram utilizados cerca de 1.000 metros de cabo de 16mm². As equipes do consórcio responsável precisaram refazer serviços que haviam sido concluídos, impactando diretamente o cronograma de intervenções previsto para outros locais.

As áreas já em processo de modernização incluem: Praça Generoso Ponce; Rua Antônio João; Praça da Independência; Avenida Gaturama, um dos principais acessos à cidade.

É importante salientar que furto de fios afeta diretamente a qualidade e a segurança dos espaços públicos, além de representar prejuízo financeiro e atrasos no cronograma das obras. O tempo necessário para refazer os serviços danificados impede que novas áreas recebam a modernização no prazo previsto, ampliando o período de espera e comprometendo o avanço do projeto.

Tecnologia e medidas preventivas para coibir furtos

O consórcio responsável pela execução já adota uma série de medidas para dificultar novas ocorrências, como a substituição dos tradicionais cabos de cobre por cabos de alumínio – que possuem menor valor de revenda ilegal. Além disso, os eletrodutos subterrâneos foram projetados com maior profundidade e as caixas de passagem estão sendo concretadas, tudo com o objetivo de inviabilizar o acesso e o furto dos materiais.

A Prefeitura de Corumbá reforça que o projeto de modernização da iluminação é um avanço importante para a segurança, mobilidade e qualidade de vida da população. No entanto, sua eficácia depende também da consciência coletiva e do apoio da sociedade. Atos de vandalismo e furtos como esses afetam todos os corumbaenses.

Ajude a proteger o que é seu!
Denúncias podem ser feitas de forma anônima pelo telefone 190 (Polícia Militar) ou (67) 3234-7111 (Polícia Civil).

Mais Artigos