Audiência avança e passo inicial será rever a lei sobre Política de Educação Especial

Publicado em

Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on whatsapp
WhatsApp
Share on linkedin
LinkedIn
Share on pinterest
Pinterest

Rever a Lei que instituiu a política de atendimento do público da Educação Especial, na perspectiva da educação inclusiva, da Rede Municipal de Ensino (REME), será uma das primeiras medidas adotadas para assegurar o acesso, a permanência, a participação plena e a aprendizagem de crianças, adolescentes, jovens e adultos com deficiência, transtornos globais do desenvolvimento (TGD) e altas habilidades ou superdotação nas unidades escolares de Corumbá.

O assunto foi amplamente debatido por quase três horas na noite de ontem, terça-feira, 2, na Câmara, durante audiência pública idealizada pelo vereador Chicão Vianna, e que contou com as presenças de mães e pais de crianças matriculadas na rede municipal, bem como dos vereadores Alexandre Vasconcellos, Allex Dellas, Elinho Junior e Nelsinho Trad, bem como do secretário de Educação, Genilson Canavarro de Abreu e de integrantes da sua equipe.

A audiência foi marcada justamente para debater temas relacionados aos profissionais que atuam na Rede Municipal de Ensino, atendendo crianças da Educação Especial. Na mesa diretora dos trabalhos, além de Chicão e o secretário Genilson, estava Juliana Souza Samaniego, mãe e avó de crianças com autismo, que representou todos os presentes ao evento, bem como mães e pais que não tiveram a oportunidade de participar, mas que acompanharam pelas redes sociais.

A ideia dos vereadores presentes e fazer uma avaliação minuciosa da Lei Complementar 315, de 16 de dezembro de 2022, no sentido de avançar e proporcionar um melhor atendimento às crianças e familiares, propondo as mudanças necessárias.

Outra proposta é a instituição de um Conselho Municipal de Educação Especial e Inclusiva que será apresentada pela própria Câmara, bem como a realização de cursos de capacitação voltado para familiares, visando dar continuidade em casa, de todo o trabalho visando a inclusão de fato, dessas crianças na sociedade como um todo.

PROFISSIONAIS CAPACITADOS

O debate girou em torno da formação profissional da equipe que atua na educação especial e inclusiva. Tanto Juliana como outras mães presentes, querem que as crianças sejam atendidas por profissionais especializados para que “nossos filhos tenham direito à intervenção precoce, que eles tenham mais fácil acesso às terapias, aos médicos, que a inclusão da escola saia da teoria e seja exercida na prática”, ressaltou.

Outro assunto focado foi em relação ao laudo médico, apontado como uma das dificuldades. O secretário Genilson explicou que a equipe do Núcleo Pedagógico é responsável pelo laudo pedagógico e a alternativa viável apresentada, é um trabalho em parceria, com a participação da pasta de Saúde, para que esse laudo seja mais rápido, amenizando o sofrimento das crianças e dos familiares.

Chicão, Allex, Alexandre, Elinho e Nelsinho afirmaram que é importante, trabalhar em parcerias, com diálogo, para envolver mais setores do Poder Público, visando amenizar problemas como o relacionado aos laudos médicos das crianças, importante para o desenvolvimento de cada uma na educação inclusiva.

O secretário Genilson informou que já houve um avanço, inclusive com a realização do Concurso Público de Provas e Títulos para provimento de cargos pertencentes ao quadro efetivo de pessoal do Poder Executivo de Corumbá, que prevê contratação de profissionais para a Educação Especial, e que hoje, já há um trabalho voltado para a formação permanente desses profissionais, visando aprimorar cada vez mais o atendimento a todos.

EQUIPE PROFISSIONAL

Além disso, o secretário deixou claro que a grande maioria dos professores da rede, com cargo de ensino normal, são pedagogos, e que, além disso, os cursos de qualificação são constantes para todos os servidores da pasta, como forma de aprimorar o trabalho, sempre.

A Secretaria de Educação apresentou inclusive um relatório dando conta que a Reme encerrou o ano letivo de 2023 com um total de 208 profissionais, fora outros profissionais como de apoio, das salas multifuncionais e os 11 assessores pedagógicos e uma supervisora que atuam direto na Secretaria Municipal de Educação.

São profissionais responsáveis pelo atendimento de 689 crianças da Educação Especial e Inclusiva. O número é de 2023 e a expectativa é que, agora em 2024, o número aumente, já que muitas famílias buscam a rede pública de ensino.

Em relação ao aumento de profissionais para atender esse público-alvo, a Secretaria de Educação informa que isso ocorre conforme a demanda, e que a expectativa é que isso ocorra ainda este ano, já que a demanda caminha para ser maior que no ano passado.

Além das escolas, o Município disponibiliza hoje, 12 Salas de Recursos Multifuncionais (SEM), sendo 10 na área urbana e duas na rural, em pleno funcionamento. A partir de agora, passa a contar com 13, com a inauguração ontem, terça-feira, 2, da sala da Escola Municipal Pedro Paulo de Medeiros. A previsão é que mais duas salas sejam entregues em breve nas unidades do Delcídio do Amaral e Ângela Maria Peres.

Estão em pleno funcionamento as salas das escolas Cássio Leite de Barros, CAIC – Padre Ernesto Sassida, José de Souza Damy, Barão do Rio Branco, Professor Djalma Sampaio Brasil, Tilma Fernandes Veiga, Fernando de Barros, Izabel Corrêa de Oliveira, Clio Proença e Almirante Tamandaré, na área urbana, e Escola Municipal Rural Integral Monte Azul (Assentamento Taquaral) e Escola Municipal Rural Paiolzinho (Assentamento Paiolzinho).

Estas salas são responsáveis pelo atendimento de 315 crianças, no contraturno escolar. Convém salientar que o número aumenta semanalmente. Em cada sala, a Secretaria de Educação disponibiliza um profissional com especialização na área, e o atendimento é individual com, no máximo, três alunos por sala

Mais Artigos

Bêbado briga com amigo de em bar.

Homem de 29 anos foi detido pela Polícia Militar na madrugada deste domingo (24), depois de agredir o amigo do gerente de um bar localizado no Jardim Parati,