O vereador Ubiratan Canhete de Campos Filho (Bira), presidente da Câmara Municipal, está pleiteando a inclusão de Corumbá na pauta da reunião de estratégia da Diretoria de Produtos de Ecoturismo do Centro-Oeste, e que seja realizado estudo no sentido de retomar a linha aérea ligando a Cidade Branca a Campo Grande, bem como novos comerciais para outras regiões do País.
A solicitação foi feita ontem, 5, durante sessão ordinária da Câmara, em regime de urgência, e direcionada a Vinicius Leonardo de Oliveira, especialista em produtos Azul Viagens. O encontro está marcado para quinta-feira e o pedido está sendo encaminhado por meio de e-mail, visando inclusão da maior cidade pantaneira nessa pauta considerada de extrema importância.
Bira justificou a necessidade de a Azul retomar a linha Corumbá-Campo Grande, como forma de incrementar ainda mais a região reconhecida como um dos principais destinos turísticos do Brasil, recebendo hoje cerca de 115 mil visitantes por ano, e ainda viabilizar voos para outras regiões do Brasil, como Cuiabá, por exemplo.
“Além do turismo, a cidade detém o 4º maior PIB do Estado, número este que tende a crescer devido ao grande investimento já previsto na área de mineração. Corumbá é o único centro urbano de significância relativa no Pantanal, exercendo na região funções comerciais (entreposto de exportação, entreposto comercial regional, comércio de abastecimento para as cidades bolivianas da fronteira e compras), industriais, de serviços (educação e capacitação profissional, administrativos, religiosos, de saúde, militares e sanitários, inclusive para o lado boliviano), cultura (centro de integração cultural fronteiriço e serviços de cultura para a população fronteiriça)”, argumentou o vereador.
“Diante de tudo isso, estamos solicitando um olhar especial para nossa cidade, que com toda certeza tem as contrapartidas necessárias para a manutenção e ampliação da linha hoje existente, bem como instalação de mais uma linha aérea ligando Corumbá a Campo Grande”, justificou, acentuando que há uma união de esforços em relação ao assunto, movimentando o setor turístico outros segmentos da sociedade.
PASSARELA ELEVADA
Por outro lado, o vereador solicitou ao diretor-presidente da Agência Municipal de Trânsito e Transporte (Agetrat), José Wagner de Oliveira Junior, a realização de estudo técnico-financeiro no sentido de se instalar uma passarela elevada de pedestre em frente ao Centro de Especialidades Médicas (CEM) “Dr. Fadah Scaff Gatass”, localizado na Rua Cabral, 1263.
O pedido foi feito por meio de requerimento e Bira, inclusive, pediu serviços de pintura de faixa amarela em frente ao CEM, com indicativo de vaga para ambulância e de embarque e desembarque.
Justificou afirmando que o Centro de Especialidades Médicas possui grande fluxo de pacientes que buscam o espaço diariamente, e por ficar em uma via de trânsito rápido, com grande fluxo de veículos, muitas pessoas enfrentam dificuldade para atravessar a Rua Cabral, o que justifica o pedido de instalação da passarela elevada, com a devida sinalização de espaço para parada de ambulância e área de embarque e desembarque de pacientes.