Vereador reapresenta projeto que autoriza instalação de parklets na cidade

Publicado em

Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on whatsapp
WhatsApp
Share on linkedin
LinkedIn
Share on pinterest
Pinterest

O vereador Daniel Brambilla reapresentou ontem, terça-feira, 23, um Projeto de Lei que autoriza a Prefeitura a instalar e utilizar a extensão do passeio público, com um mobiliário urbano de caráter temporário denominado de parklet, em áreas antes ocupadas para estacionamento em via pública, paralelo à pista de rolamento de veículos.

A intenção é expandir o passeio com o objetivo de ampliar a oferta de espaços públicos de fruição, providos de estruturas que visem ao incremento do conforto e da conveniência dos cidadãos, tais como bancos, mesas e cadeiras, floreiras, guarda-sóis, paraciclos e outros elementos destinados à recreação, ao descanso, ao convívio, à permanência de pessoas e às manifestações culturais.

A proposta prevê que o parklet e todo o mobiliário instalados serão destinados ao uso público, não se admitindo, em qualquer hipótese, a utilização exclusiva por seu mantenedor ou outros interessados, além de ser obrigatória a colocação de pelo menos um banco fixo e ou, mesas e cadeiras fixas, podendo ser agregado ao mobiliário móvel na sua utilização, para que se mantenha o caráter de utilização pública.

Daniel lembrou que os parklets foram criados nos Estados Unidos, e que são pequenos espaços de lazer construídos nas áreas de estacionamento de ruas e avenidas. “Em geral, ocupam poucas vagas de carros, como uma ou duas, e funcionam como uma extensão das calçadas, podendo conter bancos, mesas e estacionamento para bicicletas”, observou.

O vereador citou que esse tipo de equipamento ganhou destaque no mundo após a pandemia de Covid-19, forçando cafés e bares a fecharem seus espaços internos, e que no Brasil, está presente em lugares como São Paulo, Fortaleza e Recife.

“A construção de parklets é uma medida que trará benefícios a três importantes vertentes da nossa cidade: economia, turismo gastronômico e mobilidade urbana”, acrescentou. “É uma área extremamente atrativa para os bares e restaurantes do município e se tornarão atrativos para o turismo gastronômico de Corumbá, especialmente em áreas gourmets da cidade e regiões de bares no centro, adjacências e demais áreas urbanas do município, se tornando um novo espaço de convivência e uma opção a mais de interação entre as pessoas, exceto no quadrilátero tombado pelo Patrimônio Histórico”, continuou.

Daniel reforça ainda dizendo que, “com a possibilidade da construção dos parklets, as calçadas serão utilizadas com maior liberdade e conforto pelos transeuntes, aumentando a mobilidade urbana e minimizando os problemas relacionados à acessibilidade”.

O Projeto de Lei prevê ainda que a autorização para a instalação de parklet será concedida à pessoa jurídica, de direito público ou privado, sempre a título precário, na qual constarão as condições e regras para instalação e manutenção do equipamento, previstas no Projeto de Lei.

PAVIMENTO

Por outro lado, o vereador apresentou indicação durante sessão da Câmara, solicitando ao secretário de Infraestrutura e Serviços Públicos, Ricardo Ametlla, obras de pavimentação (lajotas sextavadas), nas alamedas localizadas entre as ruas América, José Fragelli e Marechal Deodoro, no bairro Aeroporto, em atendimento a pedidos de moradores, para melhorar a acessibilidade de todos. Destacou que na região existem duas alamedas sem saída e a comunidade cobra a abertura das vias.

Mais Artigos

Inauguração do Novo Pronto Socorro de Corumbá

O prefeito Marcelo Iunes e o governador Reinaldo Azambuja inauguraram nesta terça-feira, 20 de dezembro, o Novo Pronto Socorro Municipal de Corumbá. A obra foi financiada pelo Governo

Chuva em Campo Grande Provoca falta de energia

Após a chuva desta terça-feira (16) à noite, que durou até a manhã desta quarta (17), diversos bairros de Campo Grande ficaram sem energia elétrica, impactando cerca de