Vereador sugere ‘ponte’ de captação seja transformado em espaço de visitação turística

Publicado em

Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on whatsapp
WhatsApp
Share on linkedin
LinkedIn
Share on pinterest
Pinterest

Transformar a ‘ponte’ de captação de água bruta em um espaço para visitação turística é o que está sugerindo o vereador Nelsinho Dib, como forma de fomentar ainda mais o turismo na região pantaneira. O pedido foi feito ontem, segunda-feira, 17, durante sessão ordinária da Câmara Municipal, e direcionado às autoridades competentes.

A captação é operada pela Empresa de Saneamento de Mato Grosso do Sul (Sanesul) e fica em uma região estratégica, de onde se tem uma bela vista do Porto Geral, da Baia do Tamengo, dom Bairro Cervejaria e do próprio Rio Paraguai, inclusive do nascer e pôr do sol.

Por isso mesmo o vereador está sugerindo às autoridades, governador Eduardo Riedel; Renato Marcílio da Silva, diretor-presidente da Sanesul, e ao prefeito Marcelo Iunes, para que sejam realizados estudos, análises e procedimentos técnicos, financeiros e operacionais cabíveis, para transformar o local em um novo ponto de contemplação turística.

“É preciso dotar o espaço com todos instrumentos e equipamentos, necessários, para que venha a funcionar como mais um espaço de visitação, controlada, por sinal, e de contemplação das belezas naturais do Rio Paraguai, de suas margens e do próprio Casario do Porto Geral”, explicou.

Citou que muitas pessoas que visitam Corumbá, buscam informações para saber se a visitação é permitida. Disse ter conhecimento que a visitação é proibida devido à casa de máquinas de captação de água,  mas que pode, a partir de estudos, se criar um espaço apropriado para contemplação turística, a partir de visitas controladas, a um dos principais pontos turísticos da cidade e que disponibiliza um belo visual de toda a região ribeirinha.

PORTO GERAL

Outro requerimento apresentado pelo vereador Nelsinho, e que contou com a assinatura do vereador Allex Dellas, se refere à prainha do Porto Geral, às margens do Rio Paraguai. A ideia é transformar o espaço, urbanizar, para que seja dotado de equipamentos necessários, principalmente de segurança, visando melhor receber banhistas, pescadores e praticantes de esportes aquáticos.

No pedido feito ao prefeito Marcelo Iunes, Dib e Dellas pedem que sejam realizados estudos necessários, visando urbanizar o local, delimitando áreas para embarque e desembarque de pequenas embarcações (lanchas e jet skis) e banhistas.

Observaram que a delimitação de espaços específicos é de extrema importância para maior segurança de todas as pessoas que visitam a prainha do Porto Geral, principalmente nos finais de semana. Destacam ainda que a implantação de espaços específicos para banhistas, pescadores esportivos e de adeptos aos esportes aquáticos, vai transformar o local, atraindo um número maior ainda de turistas.

LABORATÓRIO MUNICIPAL

O vereador está cobrando um posicionamento da Secretaria Municipal de Saúde para melhorar a fachada do Laboratório Municipal Dr. Nelson Leite de Barros. Ele explicou que o prédio está sem identificação necessária, o que dificulta inclusive sua localização por parte dos usuários do sistema de saúde pública.

O prédio fica localizado na Rua Colombo, 1.250, no centro, ao lado do Hemonúcleo Romeu Albaneze. Explicou que, ainda hoje, a única identificação é a placa inaugural ocorrida em 24 de abril de 2014, onde diz apenas ‘Laboratório Municipal: novas instalações’, o que acaba gerando confusão às pessoas que buscam os serviços disponibilizados ao público naquele espaço.

Mais Artigos