Na volta do recesso legislativo, dengue toma conta dos debates na Câmara

Publicado em

Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on whatsapp
WhatsApp
Share on linkedin
LinkedIn
Share on pinterest
Pinterest

Corumbá é a terceira cidade do Mato Grosso do Sul com maior número de casos positivos de dengue em 2023. O assunto foi amplamente debatido na primeira sessão ordinária do ano, após o recesso no Poder Legislativo, com grande parte dos vereadores solicitando ao Poder Executivo a realização de mutirões de limpeza para eliminar focos de proliferação do mosquito Aedes aegypti, transmissor da doença.

A cidade está hoje com 59 casos confirmados, atrás apenas de Miranda, que tem 63, e Bonito com 89. Isso tem causado preocupações dos vereadores, tanto é que, durante a sessão, o que mais chamou a atenção foram justamente os requerimentos endereçados ao Poder Executivo solicitando limpeza na cidade, além da aplicação do conhecido ‘fumacê’.

Os vereadores Genilson José, Manoel Rodrigues, Luciano Costa, Chicão Vianna e Gaúcho da Pró-Art, por exemplo, além de solicitarem limpeza geral, pediram às autoridades competentes, o início das aplicações de inseticidas por meio dos ‘carros fumacê’.

“A preocupação é grande, por isso estamos buscando informações sobre o início da aplicação do inseticida, por meio da bomba motorizada, popularmente conhecido como ‘fumacê’, visto que existe uma enorme proliferação de mosquitos transmissores de doenças nesta estação, ocasionadas pelos dias chuvosos”, comentou Genilson.

“É preciso combater um surto e prevenir a proliferação do mosquito responsável pela transmissão da dengue, Zika Vírus, Chikungunya, entre outras”, reforçou. Manoel foi acompanhado pelos demais vereadores e ainda salientou a necessidade de um mutirão, inclusive com limpeza dos espaços e prédios públicos.

Além da aplicação de inseticida, os vereadores sugeriram também a realização de serviços de limpeza, inclusive um mutirão em toda a área urbana de Corumbá, para eliminar focos de proliferação do Aedes, para “para remoção de entulhos que estão espalhados em vários pontos da cidade. Muitos locais estão com mato alto e lixo acumulado. Estamos em período chuvoso e isso favorece a proliferação dos vetores de dengue e Chikungunya, principalmente”, salientou Elinho.

MUTIRÃO

O vereador Chicão fez uso da palavra livre para se manifestar sobre a necessidade desse mutirão, lembrando que, nas visitas que tem feito pelos bairros da cidade, tem se deparado com muito mato alto, sujeira, “tudo que atrai o mosquito”.

“Estamos em uma estação do ano com maior incidência de chuvas, tornando os trechos de vegetação elevada um ambiente propício para proliferação de insetos vetores, como os mosquitos da dengue, Chikungunya, Zika e da leishmaniose, o que pode causar aumento dos casos dessas doenças e, consequentemente, impactar o sistema de saúde municipal”, observou Vianna solicitando informações sobre o atual trabalho de limpeza na idade estar precário.

CUIDADOS

O combate ao mosquito Aedes aegypti é de muita importância, porque é uma prevenção não apenas contra dengue, mas também em relação a Zika e Chikungunya.

Para controlar a proliferação do mosquito é preciso evitar água parada, em qualquer época do ano, mantendo bem tampado tonéis, caixas e barris de água, caixas d’agua; acondicionar pneus em locais cobertos; remover galhos e folhas de calhas; não deixar água acumulada sobre a laje; encher pratinhos de vasos com areia até a borda ou lavá-los uma vez por semana e fazer sempre a manutenção de piscinas.

Além disso, é importante trocar água dos vasos e plantas aquáticas uma vez por semana; colocar lixos em sacos plásticos em lixeiras fechadas; fechar bem os sacos de lixo e não deixar ao alcance de animais; manter garrafas de vidro e latinhas de boca para baixo; tampar ralos; catar sacos plásticos e lixo do quintal, entre outras medidas que impeçam o acúmulo de água e de sujeiras.

Mais Artigos

Por ciúmes, mulher mata outra a facadas

Uma mulher de 43 anos, suspeita de matar Mailda Firmina de Oliveira, de 55 anos, em Paranaíba, a 407 quilômetros de Campo Grande, foi presa nesta segunda-feira (28).