Aprovado na manhã desta segunda-feira, 11, o Projeto de Lei encaminhado pelo Poder Executivo, e que institui o programa “Bolsa Auxílio à Produção Cultural de Corumbá”. A proposta foi aprovada por unanimidade pelos 11 vereadores presentes à Sessão Extraordinária. Após sanção por parte do Poder Executivo, a Fundação da Cultura fica autorizada a conceder até 200 Bolsas, com valor mínimo de 70 e máximo de 500 vezes o Valor de Referência do Município (VRM).
O programa “Bolsa Auxílio à Produção Cultural” visa estimular o desenvolvimento artístico-cultural no município, contemplando a valorização de algumas modalidades artísticas e culturais reconhecidas pelo Ministério da Educação e pela Secretaria Especial da Cultura, como música instrumental e vocal, e dança, bem como nas áreas técnicas de produção cultural (iluminação, sonorização, cenografia e figurino).
A iniciativa visa estimular o interesse artístico e cultural no município; valorizar o educador artístico-cultural e os jovens talentos que representam Corumbá, participando dos conjuntos de performance artística mantidos pela Fundação da Cultura e do Patrimônio Histórico de Corumbá, elevando, assim, a qualidade artística dos mesmos.
O programa será dividido em seis categorias de serviço voluntário: monitores, executantes, jovens talentos, jovem aprendiz técnico, participante e produtor cultural. Do total de Bolsas, serão reservadas, no mínimo, 5% para pessoas com deficiência.”
Importante ressaltar que as categorias serão destinadas a voluntários que possuam conhecimento técnico, disponibilidade de horário e com cadastro ativo no CADUNICO. “Além de atender demandas e características para desenvolvimento cultural, o programa vai atingir também uma vertente social, atendendo pessoas carentes e que possuam conhecimentos nas áreas de atuação”, destacou o prefeito em sua mensagem encaminhada â Câmara.
A Sessão contoou com as participações dos vereadores Roberto Façanha, Elinho Junior, Samyr Qualhada, Yussef Slla, Genilson José, Chicão Vianna, Allex Dellas, Daniel Brambilla, Raquel Bryk, Alexandre Vasconcellos e Marcelo Araújo.