Nos 155 anos da Retomada de Corumbá,homenagens a personalidades

Publicado em

Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on whatsapp
WhatsApp
Share on linkedin
LinkedIn
Share on pinterest
Pinterest

Uma Sessão Solene realizada na noite de ontem, segunda-feira, 13 de junho, marcou as celebrações dos 155 anos da Retomada de Corumbá. O ato ocorreu no Plenário Dr. Léo de Medeiros Guimarães e foi uma realização da Câmara Municipal de Vereadores que homenageou personalidades que contribuem positivamente com o desenvolvimento da maior cidade pantaneira.

A solenidade foi dirigida pelo presidente do Poder Legislativo Corumbaense, vereador Roberto Gomes Façanha, e contou com as presenças do prefeito Marcelo Iunes; senador da República do Mato Grosso do Sul, Nelson Trad Filho; vice-almirante Paulo Cesar Bittencourt Ferreira, comandante do 6º Distrito Naval da Marinha do Brasil, com sede em Ladário; general-de-brigada Marcelo Zanon Harnisch, comandante da 18ª Brigada de Infantaria de Fronteira “Ricardo Franco”; tenente-coronel Letícia Raquel Lopes Ramos, comandante do 6º Batalhão da Polícia Militar do MS, e do delegado regional da Polícia Civil de Corumbá, Alex Sandro Antonio Peixoto, que fizeram parte da mesma.

Contou também com as presenças dos vereadores Manoel Rodrigues, Samyr Qualhada, Genilson José, Allex Dellas, Chicão Vianna, Daniel Brambilla, Ubiratan Canhete de Campos Filho (Bira), Nelsinho Dib, Alexandre Vasconcellos e Marcelo Araújo, além de outras autoridades.

Esta foi a segunda vez que a Câmara realizou a entrega de comendas que levam o nome de Antônio Maria Coelho, herói da Retomada, na data em que a cidade celebra o feito. Anteriormente, isso ocorria no final de cada ano, junto com a solenidade de entrega de Títulos de Cidadão Corumbá. Isso passou a ocorrer em 2019, por sugestão do próprio Façanha, com apoio de todos os vereadores da legislatura passada. Devido à pandemia da Covid – 19, a outorga da comenda não ocorreu durante os anos de 2020 e 2021.

HOMENAGEADOS

Todas as pessoas homenageadas durante a Sessão Solene, foram indicados pelos vereadores corumbaenses e aprovadas por unanimidade na Casa de Leis.

A primeira a receber sua comenda foi a empresária Odila Maria Silveira Gonçalves, presidente da Associação de Moradores do Distrito de Albuquerque. Na sequência foram homenageados o administrador Newton Ganne; empresário Muhamad Sami Gharib; médico Eder Brambilla, ex-deputado estadual e ex-prefeito da cidade; juiz de Direito da Infância e Juventude  Maurício Cléber Miglioranzi Santos, da 1ª Vara Civil da Comarca de Corumbá;

Deputada Federal Rose Modesto; Milton Carlos de Melo, administrador do Asilo São José e hoje presidente da Junta Interventora da Santa Casa de Corumbá; tenente-coronel César Freitas Duarte, secretário municipal de Segurança Pública e Defesa Social; advogado Ronaldo Faro Cavalcanti;

Marcos de Souza Martins, gerente regional da Sanesul de Corumbá; delegada Tatiana Zyngier, titular da Delegacia de Atendimento à Mulher; empresária e professora aposentada Maria Lúcia Calábria Rocha; advogado e empresário Arthur Abelardo dos Santos Saldanha; empresário José Chagas dos Santos; tenente-coronel Leandro Corrêa Pimentel, comandante do 17º Batalhão de Fronteira Antônio Maria Coelho;

Empresário e suplente a senador Pedro Arbeus Mota; juíza Luiza Vieira Sá de Figueiredo, diretora do Fórum da Comarca de Corumbá; major Flávio Elias Ribeiro, comandante do 3° Grupamento de Corpo de Bombeiro Militar de MS; tenente-coronel Letícia Raquel Lopes, comandante do 6º Batalhão de Polícia Militar;

Delegado Jhonny Garcia Trindade, delegado do 1º Distrito de Polícia Civil de Corumbá; empresário Juscelino Duarte Martinez; general-de-brigada Marcelo Zanon Harnisch, comandante da 18ª Brigada de Infantaria de Fronteira; vice-almirante Paulo Cesar Bittencourt Ferreira, comandante do 6º Distrito Naval, e o prefeito de Corumbá, Marcelo Iunes.

Mais Artigos