GAAP, seis anos trabalhando pela causa da adoção na região de Corumbá

Publicado em

Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on whatsapp
WhatsApp
Share on linkedin
LinkedIn
Share on pinterest
Pinterest

O Grupo de Apoio à Adoção Pantanal (GAAP) surgiu em Corumbá no ano de 2016. É uma instituição que conta com o trabalho de voluntários pela causa da adoção, procurando garantir que as crianças e adolescentes possam ter um convívio familiar e comunitário. 

Um dos abnegados da causa é o coordenador do grupo, Cleverson Gonçalves da Costa, chefe de uma família que possui uma linda história de vida: ele, a esposa Laura Costa, e a alegria do casal, Luiz Antônio.

No encontro de ontem com os vereadores corumbaenses, ele elogiou o trabalho da Casa de Leis que em 2019, por meio do vereador Manoel Rodrigues, apesentou um Projeto de Lei instituindo o Dia Municipal da Adoção e Acolhimento, transformada na Lei Municipal nº 2.672 em 10 de maio do mesmo ano.

“A Semana Municipal da Adoção é um instituindo em nosso município onde temos a oportunidade de levar a sociedade corumbaense a refletir a respeito de um tema tão importante que é adoção, e que infelizmente é desconhecido por muitas pessoas de nossa cidade”, relatou.

“Com a criação desta lei, somos levados como sociedade, a uma reflexão sobre as motivações para uma filiação adotiva, trabalhar medos, frustrações, expectativas, ansiedade, preconceitos e demais situações que surgirão ao longo do caminho nesse processo, que é um tempo de autoconhecimento e preparo, temas amplamente trabalhados pelos grupos de apoio”, continuou.

DATA ESPECIAL

Cleverson classificou o dia 25 de maio como “uma data muito especial para todos nós integrantes dos Grupos de Apoio à Adoção que existem em nosso país, o Dia Nacional da Adoção. Quando nós, pais e mães falamos em adoção, também falamos de amor, o amor da pessoa que quer vivenciar a maternidade, a paternidade. Do amor da criança e do adolescente que quer vivenciar a experiência de ser acolhido como verdadeiro filho. Também falamos de uma gestação que acontece em nossos corações, são momentos de alegria, espera, esperança e busca de autoconhecimento”, disse, emocionado.

Destacou que a data a ser celebrada amanhã, lembra que no Brasil, crianças e adolescentes que se encontram abrigadas, passam a ter a possibilidade de se fazerem pertencentes a uma família, “aliás, conforme está previsto no ECA, em seu artigo 19, toda criança tem direito a uma família, quer seja a sua família natural ou substituta”.

Classificou a adoção como “o encontro de duas histórias que passarão a escrever um novo capítulo em suas vidas, gerando novas memórias afetivas em seus  corações aquecidos, pois há a união de pessoas que querem ser pais, mães com as nossas crianças, nossos adolescentes que almejam estarem inseridos no seio de uma família”.

Por experiência própria, Cleverson afirmou que a adoção envolve muitos fatores e muitos personagens que trabalham em prol da formação deste novo núcleo familiar. “No mundo da adoção falamos que os partos podem ser normais, cesarianos e judiciais. Sim, o Fórum também é uma maternidade, onde contamos com os agentes que conduzem todo esse processo, como os técnicos, promotores e juízes que trabalham para o bem maior de nossas crianças e adolescentes, como o Dr. Maurício. E do outro lado da linha de frente, contamos com a participação dos voluntários dos Grupos de Apoio (GA), que lutam por adoções legais e para sempre”.

Finalizou dizendo se sentir feliz, como pai do coração, em saber que existem pessoas abnegadas em cuidar das crianças e adolescentes nas casas de acolhimentos. “São servidores comprometidos com o bem-estar destes jovens brasileiros. Meu filho foi contemplado com esse cuidado tanto no acolhimento quanto em seu processo de adoção que culminou em um momento único de alegria e amor para a nossa família, que foi a sua chegada para nós, como falamos na adoção, o seu nascimento para nós”, concluiu.

Mais Artigos

Advogado preso por abusar de crianças

De acordo com polícia, quatro avós e os pais das menores também foram presos. Vítimas têm 11, 12 e 15 anos. Um advogado de 44 anos foi preso