Presidente da Câmara é homenageado pelo Exército e recebe ‘Moeda do Centenário da Brigada’

Publicado em

Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on whatsapp
WhatsApp
Share on linkedin
LinkedIn
Share on pinterest
Pinterest

O presidente da Câmara Municipal de Corumbá, vereador Roberto Gomes Façanha, foi homenageado na manhã de hoje, terça-feira, 19, pelo Exército Brasileiro, durante solenidade comemorativa ao Dia do Exército que ocorreu no 17º Batalhão de Fronteira.

Na oportunidade, Façanha recebeu a Medalha Exército Brasileiro em reconhecimento aos relevantes serviços prestados à instituição militar, entregue pelo general de brigada José Luís Araújo dos Santos, comandante da 18ª Brigada de Infantaria de Fronteira.

Além da Medalha, o presidente foi condecorado pelo general com a ‘Moeda Comemorativa ao Centenário da 18ª Brigada de Infantaria de Fronteira’, cuja finalidade é homenagear personalidades que possuam elevado conceito, bem como tenham praticado ação destacada ou serviço relevante em prol do interesse e do bom nome da instituição militar.

O presidente do Poder Legislativo se disse lisonjeado com as homenagens recebidas na manhã de hoje e destacou a importância do Exército Brasileiro na região pantaneira. “É um grande parceiro de Corumbá e do Pantanal, com atuação destacada em defesa da fronteira oeste brasileira”, ressaltou, destacando ainda o trabalho que vem sendo desenvolvido pelo general de brigada José Luís Araújo dos Santos.

Além de Roberto Façanha, o ato foi marcado por homenagens a outras autoridades locais, entre elas o prefeito Marcelo Iunes, condecorado com a ‘Moeda Centenário da Brigada”, que recebeu a comenda das mão do general José Luís Araújo dos Santos.

A BRIGADA

A 18ª Brigada de Infantaria de Fronteira teve a sua criação em 1921, com a denominação de Brigada Mista, com sede em Campo Grande (MS) e, depois, em Aquidauana (MS). Dela originou-se a 2ª Brigada Mista, em 12 de junho de 1946, instalada, finalmente, em solo corumbaense. Em 18 de dezembro de 1985, a 2ª Brigada Mista deixa seu antigo nome, passando a chamar-se 18ª Brigada de Infantaria de Fronteira, mantida a denominação histórica de “Brigada Ricardo Franco”.

A Brigada Ricardo Franco é responsável pela segurança de mais de 169 mil quilômetros quadrados do território de Mato Grosso do Sul, aproximadamente 50% do estado, e por 822 quilômetros de faixa de fronteira do Brasil com o Paraguai e Bolívia. Atualmente, é composta pelo 17º Batalhão de Fronteira, 47º Batalhão de Infantaria, 2ª Companhia de Fronteira, Companhia de Comando, 18ª Companhia de Comunicações e pelo 18º Pelotão de Polícia do Exército. Em 100 anos de história, a 18ª Brigada de Infantaria de Fronteira reconhece sua importância e reafirma sua missão de defesa e preservação da fronteira Oeste. (Com informações da Assessoria de Comunicação da Prefeitura – Fotos: Gisele Ribeiro/PMC)

Mais Artigos

Ação Conjunta Contra a Dengue

A realização de ações conjuntas entre a Secretaria Municipal de Saúde de Corumbá e a Secretaria Estadual de Saúde de Mato Grosso do Sul foram discutidas na tarde