Comissão de Relações Exteriores busca apoio de Brasília para tentar solucionar crise na fronteira

Publicado em

Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on whatsapp
WhatsApp
Share on linkedin
LinkedIn
Share on pinterest
Pinterest

A Comissão de Relações Exteriores e Direito Internacional da Câmara Municipal de Corumbá está pedindo apoio do Senado e da Câmara Federal, para tentar solucionar a crise que se agrava na região com o fechamento da fronteira da Bolívia com o Brasil, devido à greve no país vizinho, impactando a economia em especial de Corumbá e municípios bolivianos localizados na região fronteiriça.

Ontem, quinta-feira (11), o presidente da Comissão da Câmara, vereador Chicão Vianna, encaminhou ofícios aos presidentes das comissões de Relações Exteriores e de Defesa Nacional do Senado Federal, senadora Kátia Abreu, e da Câmara, deputado federal Aécio Neves, pedindo apoio para que “o nosso país buscasse meios de iniciar tratativas visando auxiliar o país vizinho no abrandamento da possível crise institucional que se aflora”.

O vereador lembrou que se trata de um assunto fronteiriço, de competência da União, e que por isso mesmo, pediu que tanto o Senado como a Câmara Federal, analisem o pedido, para assim “evitarmos maiores prejuízos econômicos às duas nações”.

No documento, o vereador fez uma explanação sobre a situação, explicando a série de protestos e greves por todo território boliviano que culminou com o fechamento das fronteiras.

“Todos estão preocupados com a situação, com os protestos que ocorrem em decorrência da aprovação de uma série de atos do Poder Executivo daquele país, dentre eles, a principal, a Lei 1.386, que legisla sobre a Estratégia Nacional de Combate à Legitimação de Lucros Ilícitos e Financiamento do Terrorismo, também chamada de Lei Materna”, explicou.

Chicão observou que, inúmeros setores da sociedade boliviana acreditam que a citada lei é um mecanismo autoritário de controle do governo sobre as finanças dos cidadãos.

“Sabemos que a Bolívia é soberana para buscar meios de amenizar a situação delicada que atinge seu território, entretanto, a divisa corumbaense é um dos maiores portais de importação e exportação por meio terrestre existente ao longo de toda linha fronteiriça brasileira, e o bloqueio fronteiriço está sendo deveras prejudicial à economia de ambos os países”, continuou.

Por isso mesmo, ele pediu apoio do Senado e da Câmara Federal, para buscar meios no sentido de amenizar a crise que já está afetando não só a economia corumbaense, mas também das cidades fronteiriças.

“É uma preocupação de todos nós, não só de Corumbá, mas de outras cidades brasileiras que estão sofrendo o mesmo problema. Precisamos buscar alternativas para controlar essa crise que afeta as duas nações”, enfatizou.

A Comissão de Relações Exteriores e Direito Internacional é integrada também pela vereadora Raquel Bryk, 1º membro; Manoel Rodrigues, 2º membro; Yussef Salla, 1º suplente; e Allex Dellas, 2º suplente.

Mais Artigos