Vereador propõe criação do Dia Municipal da Saltenha em Corumbá

Publicado em

Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on whatsapp
WhatsApp
Share on linkedin
LinkedIn
Share on pinterest
Pinterest

Originária da Bolívia, a Saltenha se tornou uma tradição em Corumbá e faz parte da cultura gastronômica local, apreciada inclusive pelos turistas que visitam à cidade. E para perpetuar essa iguaria, o vereador Nelsinho Dib apresentou um Projeto de Lei na sessão de ontem, segunda-feira (08), que institui o Dia Municipal da Saltenha, a ser celebrado sempre em 10 de novembro.

A apresentação da proposta foi presenciada inclusive por uma pessoa marcante na cidade, quando se fala em Saltenha: Arturo Ardaya. Ele, inclusive, está organizando um evento para o próximo domingo (14), no Porto Geral, o Saltenha Fest, que contará com 15 barracas, além de show musical com a banda Internacional Sombras D’América.

A escolha do 10 de novembro para comemorar essa iguaria em solo corumbaense, se deve justamente ao fato de que, nesta data, a Bolívia comemora o Dia da Saltenha que caiu no gosto dos corumbaenses e virou tradição, absorvido na Cultura Gastronômica local.

Aturo lembra que é “o salgado típica mais vendido e consumido em nossa região, nas padarias, lanchonetes, saltenharias, ambulantes e muitos outros. Muitas famílias vendem em frente de suas casas para seu sustento”, lembrou.

Segundo estudos, a origem vem de Potosí, cidade centenária mineira do altiplano boliviano, que fez da Saltenha, um Patrimônio Imaterial Cultural e no dia do seu aniversário 10 de novembro, comemora  o Dia Mundial da Saltenha, apoiado pela Coca-Cola.

Tudo isso fez Nelsinho Dib apresentar Projeto de Lei para que o Poder Público Municipal inclua em seu calendário cultural, o Dia Municipal da Saltenha, como forma de festejar essa iguaria tão degustada em toda a região pantaneira.

Mais Artigos

Atletas de Corumbá se destacam a nível mundial

em competições de Stand Up Paddle Os atletas de Corumbá vêm se destacando em competições nacionais e internacionais de Stand Up Paddle. Mais recentemente eles foram protagonistas do