Vereador propõe criação de programa de apoio a catadores de materiais recicláveis

Publicado em

Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on whatsapp
WhatsApp
Share on linkedin
LinkedIn
Share on pinterest
Pinterest

Está em tramitação na Câmara, um Projeto de Lei de autoria do vereador Yussef Salla que institui o Programa Municipal de Apoio aos Catadores de Materiais Recicláveis. A proposta foi apresentada na sessão de ontem, segunda-feira (18) e vai beneficiar um grande número de pessoas na cidade.

Ao apresentar o PL, Yussef citou que por meio do programa, o Município proporcionará uma série de benefícios aos participantes, como assistência técnica para a constituição de cooperativas ou outras formas de associativismo destinadas à reciclagem, comercialização e eventual industrialização de materiais recicláveis, para a geração de emprego e renda.

Vai também assegurar assistência alimentar e à saúde, durante a fase de consolidação das cooperativas ou outras instituições; articulação junto ao empresariado local no sentido da consecução de doação de carrinho e demais equipamentos necessários ao funcionamento do programa e sua respectiva padronização.

“Os benefícios serão inúmeros. A partir desse programa, haverá maior união dos cooperados, melhoria dos preços dos materiais comercializados, referência de trabalho, acesso a crédito disponibilizados por instituições financeiras, central de comercialização conjunta, valorização da atividade de catador, oportunidade de melhoria da renda, vontade de aprender por parte dos integrantes das cooperativas, melhores condições de comercializar os produtos recicláveis fugindo dos atravessadores no monopólio da estipulação dos preços, além de contribuir de forma significativa para a diminuição da poluição e dos materiais recicláveis descartados de maneira incorreta em vias públicas”, justificou.

Mais Artigos