Vereador sugere fomento à capacitação profissional e ao primeiro emprego

Publicado em

Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on whatsapp
WhatsApp
Share on linkedin
LinkedIn
Share on pinterest
Pinterest

O vereador Chicão Vianna sugeriu esta semana na Câmara Municipal, a criação de projetos e programas de fomento à capacitação profissional e ao primeiro emprego, para atender jovens e adolescentes na busca de uma vaga no mercado de trabalho, mas acaba se esbarrando na falta de experiência.

O pedido foi feito por meio de requerimento apresentado durante sessão da Câmara. Na oportunidade, o vereador buscou saber junto ao Poder Executivo corumbaense, os motivos da não criação na cidade, de um órgão de fomento à capacitação e ao primeiro emprego para adolescentes, semelhante ao Instituto Mirim, existente em Campo Grande, que proporciona aprendizado aos adolescentes, preparando-os para o futuro.

Chicão cita que a criação de uma instituição como está euem Corumbá, seria de grande valia para preparar o adolescente, proporcionando-lhes maior experiência para, quando chegar ao mercado de trabalho, esteja capacitado para desenvolver um bom serviço e fazer frente à concorrência local.

“Sem experiência, o jovem sofre na hora de buscar emprego. Por isso é importância maior experiência profissional e a solução seria a criação de um órgão como o Instituto Mirim de Campo Grande, que tem contribuído para milhares de jovens a ser absolvido pelo mercado de trabalho local”, acrescentou.

BOLSA ATLETA

Com a redução dos casos de Covid – 19, e a vida voltando ao seu normal, o vereador solicitou ao prefeito Marcelo Iunes, a implantação do programa Bolsa Atleta, como forma de auxiliar pessoas que se destacam no esporte, mas que acabam ficando ausentes de competições fora da região, por falta de apoio e recursos financeiros.

“Em decorrência da vacinação em massa, ocorreu uma diminuição  nos casos da Covid – 19 na nossa região, e seria de enorme importância investir no esporte, atendendo atletas com bolsas, dando-lhes condições de participar de competições fora da nossa região. Isso vai auxiliar na formação de atletas de envergadura nacional e internacional, como aconteceu por vezes no passado”, lembrou.

ESTRADA DO TAQUARAL

Por outro lado, o vereador pediu à Secretaria de Infraestrutura e Serviços Públicos, e à Fundação de Meio Ambiente do Pantanal, a execução de serviços de limpeza da estrada que dá acesso ao Assentamento Taquaral, na região do aterro sanitário (lixão).

Chicão disse que isso é preciso para eliminar a grande quantidade de lixo doméstico que tem sido descartado de forma ilegal nas duas margens da estrada. Explicou que a denúncia partiu de pessoas que transitam pelo local.

DIA DO IDOSO

O vereador sugeriu a inclusão do Dia do Idoso, comemorado hoje, 1º de outubro, no calendário de homenagens do Poder Legislativo, semelhante às demais datas comemorativas, como o Dia da Mulher, entre outras. O pedido foi feito direto ao presidente do Legislativo, vereador Roberto Façanha. “É uma forma de podermos homenagear ilustres autoridades por relevantes serviços prestados à sociedade corumbaense”, ressaltou.

Mais Artigos

Apreensões de drogas em MS crescem 179%

As apreensões de drogas em Mato Grosso do Sul cresceram 179% no primeiro trimestre de 2021 em comparação com o mesmo recorte do ano passado. De acordo com