Vereador diz que Governo Estadual é de extrema importância para implantação da estrada

Publicado em

Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on whatsapp
WhatsApp
Share on linkedin
LinkedIn
Share on pinterest
Pinterest

“O Governo do Estado é um parceiro de extrema importância para que possamos concretizar um sonho antigo que é a implantação da estrada que vai permitir ligar Corumbá a Poconé” A afirmação partiu do vereador Chicão Vianna, idealizados da Audiência Pública realizada ontem, quarta-feira, 1º de setembro, na Câmara, para debater o ‘Projeto Estrada Verde’, como fator de desenvolvimento das duas cidades pantaneiras.

“A audiência foi excelente. Tivemos oportunidade de abordar vários aspectos, inclusive sobre questões ambientais, trajetos, desenvolvimento econômico sustentável. Foi um amplo debate e, hoje, estamos cada vez mais confiantes na importância dessa ligação entre Corumbá e Poconé. Saímos daqui otimistas e o próximo passo será buscar apoio junto ao Governos dos dois estados, nós aqui, e a delegação de Poconé, no Mato Grosso, para que a estrada se torne realidade”, celebrou.

O vereador lembrou que a Câmara de Corumbá está unida nesse processo, e que os vereadores vão trabalhar juntos para tornar o sonho dessa ligação uma realidade, com reforço dos vereadores de Ladário (Bruno Cruz participou da audiência e sempre acompanhou essa luta, assim como o Ademir Alves, presidente da Câmara de Anastácio, além dos representantes na Assembleia, Evander Vendramini; na Câmara Federal, deputada Bia Cavassa; e o próprio senador Nelsinho Trad que se fez representar pelo ex-vereador Domingos Albaneze Neto.

“Vamos buscar tornar esse projeto uma realidade e, ao mesmo tempo, junto com nossos parlamentares, buscar recursos para execução das obras necessárias. É uma luta de todos. Temos que deixar as questões políticas de lado e trabalhar pelo desenvolvimento da região”, enfatizou Chicão.

O prefeito Tatá Amaral, de Poconé, afirmou que a ligação vai permitir que as duas cidades trabalhem juntas em busca do desenvolvimento “que não vem apenas pelo turismo, mas também com o fortalecimento da nossa pecuária, da geração de emprego e renda. Vai contribuir inclusive, para a chegada de novos investimentos que irão ajudar muito esse desenvolvimento”.

“Saímos desta audiência com uma tranquilidade de que esse sonho está bem perto de ser realizado”, disse Tatá, se referindo ao fato que de o Governo do Estado do Mato Grosso do Sul já está desenvolvendo ações nesse sentido, dentro da região pantaneira. Disse que a força tarefa no Mato Grosso para que isso ocorra, também é grande, disse, lembrando das pontes de madeiras que estão sendo substituídas pelas de concreto, e que essa força de vontade política, a união de todos, será fundamental para a antiga Estrada Transpantaneira se torne realmente, uma realidade.

APOIO DOS PARLAMENTARES

A ligação conta com apoio de parlamentares locais. A deputada federal Bia Cavassa, por exemplo, já se colocou à disposição e que vai buscar viabilizar recursos para a execução do projeto, um sonho antigo de todos. Inclusive lembrou uma reunião em 2011, do então prefeito Ruiter Cunha de Oliveira (falecido em 2017), com o prefeito de Poconé, Tico Arlindo. E o assunto foi justamente a estrada pantaneira ligando os dois municípios.

“Na época foi assinado um termo de cooperação entre os dois municípios, e o prefeito Ruiter determinou que fosse feito um estudo de viabilidade técnica sobre essa ligação. Já estava no final de seu mandado e não houve tempo suficiente. Mas, esse assunto está voltando e eu fico muito feliz”, lembrou.

A deputada disse ter certeza de que a estrada vai muito além do aspecto físico e econômico. “Esses dois municípios tem histórias muito semelhantes, características culturais, tradicionais, muito semelhantes. A estrada vai encurtar a distância existente hoje.

ESTRADA IMPORTANTE

O deputado estadual Evander Vendramini também se colocou à disposição em trabalhar junto aos demais deputados da Assembleia, para buscar junto ao Governo do Estado, a viabilização desse projeto. Lembrou os avanços dos últimos tempos, como energia solar em localidades isoladas do Pantanal, e que é preciso trabalhar assim, buscar melhorias e permitir que todos os pantaneiros tenham maior acessibilidade.

Comentou ainda sobre as questões ambientais, mas que é preciso buscar desenvolvimento com sustentabilidade, e que é preciso trabalhar juntos, buscar o apoio do Governo do Estado. “O Reinaldo (governador) está empenhado. Tem trabalhado nas ligações dentro do Pantanal, melhorando a acessibilidade do Pantanal, e essa ligação com Poconé vai integrar. São mais de 1.300 quilômetros de distância, por terra. Por aqui, 324 quilômetros. É uma grande saída. A nossa missão, que é de todos, é buscar recursos para poder fazer acontecer. Essa estrada será importante para que a nossa população também conheça o Pantanal”, completou.

ESTRADAS NO PANTANAL

O secretário de Desenvolvimento Econômico e Sustentável, Cássio Augusto da Costa Marques, durante a audiência, disse que o Município tem trabalhado já há algum tempo, na concepção da viabilidade de todas as vias de acesso no Pantanal, bem como de outras regiões Corumbá.

Sobre o Pantanal, especificamente, lembrou a explanação do seu adjunto e presidente do Sindicato Rural, Luciano Leite, que citou Acir Pereira Lima, que foi prefeito da cidade na década de 1960, e desenhou as rotas possíveis para atender todas as regiões do Pantanal, solicitando eu fossem cadastradas como rodovias estaduais.

Disse que a surpresa é que, naquela época, Acir já previu uma série de interligações, inclusive com Rio Verde e Rio Negro. Esse trabalho foi apresentado ao governador Reinaldo Azambuja, e que as prioridades já estão sendo trabalhadas, e que o Governo Estadual pretende executar ao longo do tempo. Cássio disse que a ligação Corumbá – Cáceres “é fato”, que o trajeto apresentado “é o que melhor atende as questões ambientais, as questões turísticas, a classe produtora”.

Fez uma ressalva em relação ao trecho mais curto, ou mais atrativo, afirmando existir “um grande problema, o Taquari. Alterar esse projeto que já está planejado pra uma outra situação, nós vamos esbarrar no grande problema que a questão do Taquari né”, ressaltou, demonstrando ser favorável à execução dessa rota, e pensar em uma outra solução.

EX-SENADOR

O ex-senador pantaneiro, José Esteves de Lacerda Filho, não pode participar da audiência, mas enviou ofício relatando os fatos ocorridos ao longo dos anos, relacionados ao Pantanal, e elogiou a realização da audiência que teve a finalidade específica de debater o que ele considerou como “a relevante importância da conclusão da estrada que liga Corumbá e Poconé, sonho esperado há mais de 50 anos”.

Ele encaminhou um histórico sobre o tema Pantanal, e disse que a estrada pantaneira é “de relevância para os dois estados, vez que atende a demanda da população do pantanal, interferindo de forma relevante para o turismo e economia nacional”. O trabalho, conforme Chicão, faz parte do processo desencadeado pela audiência pública e será importante para mais uma conquista pantaneira.

QUESTÕES AMBIENTAIS

Durante a audiência, um assunto levantado foi em relação às questões ambientais, inclusive atropelamentos de animais. O tema foi focado pelo coronel Ângelo Rabelo, do Instituto Homem Pantaneiro.

Sobre isso, o geólogo e diretor de Meio Ambiente e Trabalho da Agesul, Pedro Celso de Oliveira Fernandes, lembrou que o Governo do Estado está trabalhando nesse aspecto, em parceria com a Universidade Estadual de MS, por meio do programa Estrada Viva, retomado pelo secretário de Infraestrutura Eduardo Riedel, que “é a compatibilidade do meio ambiente da vida silvestre com a rodovia”.

Segundo ele, uma equipe especializada realiza monitoramento semanal dos índices de atropelamentos, verifica as coordenadas, espécie do animal, identifica os pontos onde mais ocorrem e quais as medidas que devem ser tomadas. “Há uma preocupação muito grande e temos, inclusive, dois veterinários acompanhando o monitoramento, atendendo os animais”, citou.

O programa tem sido uma ferramenta importante para abertura de estradas, inclusive no Pantanal. Outro fator importante destacado pelo geólogo, é que com a abertura de estradas em regiões isoladas como o Pantanal, vai facilitar as ações de combates às queimadas, com maior rapidez, inclusive, sem a  necessidade de longas caminhadas até chegar aos focos.

Disse que é preciso, agora, discutir o projeto proposto, e que a Secretaria de Infraestrutura tem uma equipe técnica de engenheiros e especialistas na parte ambiental, para analisar a questão. O geólogo comentou ainda uma questão muito importante: “uma proposta do governador Reinaldo Azambuja é integrar o Pantanal”, o que será bom para o desenvolvimento e também para agir com maior rapidez, em caso de desastres ambientais, principalmente relacionados a queimadas

Mais Artigos

Rio Aquidauana recebe mutirão de limpeza

No próximo sábado (23), o rio Aquidauana será alvo de um mutirão de limpeza, com intuito de chamar atenção para a conservação, em alusão ao Dia Mundial da