15 de Junho, 09:18 Vereadora pede inclusão de todas as gestantes na campanha de imunização contra Covid

Publicado em

Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on whatsapp
WhatsApp
Share on linkedin
LinkedIn
Share on pinterest
Pinterest

Para tentar evitar mais óbitos pela Covid – 19, a vereadora Raquel Bryk está reivindicando junto à Prefeitura Municipal, a disponibilização de vacinas para imunizar todas as gestantes contra a doença na região pantaneira.

A solicitação foi feita em sessão ordinária da Câmara direto ao secretário de Saúde Rogério dos Santos Leite. Ela lembrou que muitas mulheres gestantes estão adoecendo e vindo até a óbito por conta da doença em todo o território nacional.

Sugeriu que, a título de desburocratização do processo vacinal, a utilização do teste de gravidez, a ultrassonografia ou a caderneta de gestante, como comprovação da gravidez, sem necessidade de atestado ou autorização médica, “pois a vacinação é uma medida de saúde pública que não depende de prescrição”.

Justificou o pedido lembrando que a Rede Feminista de Ginecologistas e Obstetras elenca 11 medidas urgentes e necessárias para redução das mortes maternas por Covid-19 no Brasil, sendo a 11ª, a vacinação de todas as gestantes contra Covid-19, como também ao fato de que há estudos de que, após imunizadas com vacinas contra a Covid-19, mulheres que amamentam produzem leite com anticorpos contra o novo coronavírus.

“Os números são alarmantes. No Brasil, conforme dados apresentados pelo Observatório Obstétrico Brasileiro Covid-19, ocorreram 1.269 mortes maternas. No Mato Grosso do Sul, foram 23 casos, um percentual de 8,7%, fatos que reforçam que a gravidez por si é um fator de risco para a Covid-19”, destacou.

Ao fazer o pedido, Raquel levou em consideração parecer favorável da Federação Brasileira das Sociedades de Ginecologia e Obstetrícia e da Sociedade Brasileira de Pediatria sobre a vacinação de gestantes; o pedido da Defensoria Pública, pelo Núcleo Institucional de Promoção e Defesa dos Direitos das Mulheres, ao governo do Estado para inclusão de vacinação de gestantes no Plano de Vacinação contra Covid-19 em todo o Mato Grosso do Sul; bem como ao fato de que Corumbá está atualmente classificado na bandeira cinza, de risco extremo de contaminação por Covid-19.

NÚCLEO INDUSTRIAL

Por outro lado, também na sessão de ontem, a vereadora Raquel Bryk solicitou ao prefeito Marcelo Iunes, estudos no sentido de destinar uma área para o Distrito industrial de Corumbá. Ela argumentou que é preciso instituição de uma equipe técnica que possa realizar estudos prévios dos impactos relativos aos aspectos urbanísticos, sociais, econômicos, ambientais e de mobilidade urbana, visando a obtenção das licenças necessárias para a disponibilização desse local, como forma de impulsionar a atividade econômica do município.

Mais Artigos