Vereador sugere campanha de esclarecimento sobre a doença celíaca Saúde

Publicado em

Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on whatsapp
WhatsApp
Share on linkedin
LinkedIn
Share on pinterest
Pinterest

A realização de uma campanha para esclarecer a população sobre a celíaca, é o que está propondo o vereador Alexandre Vasconcellos à Prefeitura, como forma de alertar a população corumbaense sobre uma doença autoimune, sem cura e de difícil diagnóstico.

A sugestão foi feita por meio de requerimento aprovado pelo Poder Legislativo corumbaense, e direcionado ao secretário de Saúde Rogério dos Santos Leite.

Alexandre ressaltou que se trata de “uma doença autoimune sem cura, e que sem o tratamento adequado pode ocasionar diversas outras doenças”. Disse ter tido contato com a mãe de uma criança portadora da doença e tomou conhecimento das dificuldades de quem enfrenta esse problema diariamente.

“A preocupação é que essa doença não é fácil de diagnosticar, por isso se faz necessário uma campanha de esclarecimentos por parte da Secretaria de Saúde, para facilitar aos pais, que talvez tenham filhos em casa com os sintomas, mas que não sabem distinguir que sejam possíveis portadores da doença”, enfatizou.

A DOENÇA

A doença celíaca é uma reação exagerada do sistema imunológico ao glúten, proteína encontrada em cereais como o trigo, o centeio, a cevada e o malte. De origem genética, pode causar diarreia, anemia, perda de peso, osteoporose, câncer e até déficit de crescimento em crianças.

Mais Artigos